quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Inspecção Regional da Educação consolida intervenção inspectiva nas escolas





No próximo ano lectivo, a Inspecção Regional da Educação (IRE) vai promover a consolidação das acções inspectivas nas escolas açorianas.

O anúncio foi feito pela Secretária Regional da Educação, após ter recebido a direcção do Sindicato Nacional dos Inspectores de Educação.

Cláudia Cardoso afirmou aos jornalistas que está prevista “uma consolidação da intervenção da Inspecção nas escolas, ao nível da sua avaliação” uma vez que é importante sistematizar o acompanhamento das escolas da região.

Esta sistematização passa por um reforço da intervenção da IRE, que na prática vai levar a que, quando for realizada uma intervenção inspectiva, “essa intervenção deve ter uma continuidade óbvia, uma monitorização no futuro e não deve ser estanque. Deve ser mais no sentido do acompanhamento e da melhoria, que é isso que nos interessa” salientou a Secretária.

Cláudia Cardoso afirmou ainda que o objectivo passa pela realização de “um diagnóstico das escolas e que esse diagnóstico resulte numa melhoria, não no sentido da penalização, não no sentido do ranking ou da classificação”, pretendendo-se sim “que os pontos fortes que sejam identificados possam ser reproduzidos em boas práticas para outras unidades orgânicas e que os pontos fracos possam ser melhorados, e possa ser feito um caminho na melhoria da sua intervenção”.



GaCS/HB

Sem comentários: