quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Governo avança com II fase da obra de estabilização do talude sobranceiro à Escola da Povoação





A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos consignou a segunda fase da empreitada de estabilização do talude sobranceiro à Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, na vila da Povoação, ilha de S. Miguel.

A obra consiste na estabilização da escarpa rochosa sobranceira à escola, na zona entre o campo de jogos e o limite poente do espaço escolar. Os trabalhos são essencialmente de limpeza e desmonte dos blocos rochosos soltos, pregagem de blocos, preenchimento de locas e fissuras para evitar a continuação do processo erosivo que leva à queda de blocos e escorregamento de terras e colocação de redes de contenção. Trata-se de uma obra de geotecnia, a executar em condições difíceis, sem acesso de máquinas, o que exige a mobilização de pessoal altamente especializado.

A obra adjudicada à empresa Construções Menezes e McFadden, Lda tem um prazo de execução de 60 dias. A fiscalização, controlo de qualidade e coordenação de segurança são da responsabilidade do Gabinete 118, Gestão de Obras e Projectos, Lda.

Trata-se de uma intervenção que se revelou necessária, na sequência da primeira empreitada, e que irá reforçar a segurança de toda a área da escola, em especial os espaços de desporto e recreio, disponibilizando mais área útil para as actividades escolares.

Recorde-se que já tinha sido efectuada uma primeira estabilização do talude sobranceiro à Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros, e que consistiu na protecção da zona utilizada pelos alunos, sobretudo o campo de jogos, através da remoção dos blocos de rocha que se apresentavam instáveis e da fixação dos restantes ao maciço com pregagens e redes de aço, além do fechamento das fendas com calda de cimento para evitar que as águas instabilizem novos blocos, garantindo uma melhor drenagem e recolha de águas na base do talude.

Com mais esta obra, o Governo Regional visa garantir mais e melhor segurança aos alunos e utilizadores das áreas envolventes à Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros e no concelho da Povoação



GaCS/PM

Sem comentários: