terça-feira, 16 de agosto de 2011

Intervenção do Presidente do Governo na inauguração da Creche e Jardim de Infância da Casa do Povo da Terra-Chã





Texto integral da intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, proferida hoje, na inauguração da Creche e Jardim de Infância da Casa do Povo da Terra-Chã:

“Assinalamos, hoje, através deste acto público simbólico, a conclusão de mais este empreendimento nos Açores de apoio à infância e às famílias. É motivo de congratulação para o Governo, para a Câmara Municipal e para esta Casa do Povo da Terra Chã, que foi nossa parceira, mas é, sobretudo, um importante beneficio para as pessoas.

Com este novo equipamento de apoio são proporcionados sessenta lugares para crianças em idade de creche e vinte e cinco em jardim-de-infância. Trata-se de um vultuoso investimento, de cerca de um milhão e duzentos mil euros, que reforça a importante rede de serviços sociais que temos vindo a instalar nos Açores.

A criação, pelo Governo, dos jardins-de-infância, no âmbito das IPSS, contribuiu, de modo significativo, para a expansão da rede do ensino pré-escolar. Em catorze anos, passámos de cento e vinte e dois equipamentos sociais, na área da primeira infância, para trezentos e nove, representando um incremento no número de crianças abrangidas, de 4.071 para 11.497 crianças – trata-se de uma obra e de resultados muito importantes.

Este investimento, que hoje se inaugura nesta freguesia da Terra Chã, representa, assim, mais uma resposta de proximidade às famílias e à comunidade numa zona em franca expansão demográfica.

Com esse objectivo, e na área do apoio à infância, temos, também, em curso diversas obras na nossa região. Nesta ilha, por exemplo, encontra-se em fase de conclusão a obra de remodelação e adaptação do edifício da Casa do Povo de Santa Bárbara, que permitirá a criação de um centro de actividades de tempos livres e de um centro de dia.

Na ilha de São Miguel está em fase de conclusão a construção da nova creche BÊ-Á-BÁ, em Ponta Delgada, e o centro de actividades de tempos livres, em Vila Franca do Campo, estando prevista, até ao final do ano, a conclusão da obra de construção de um edifício para a instalação de um atelier de tempos livres da Kairós, em Ponta Delgada. Ainda em S. Miguel, estamos a construir a creche da Casa do Povo das Capelas e a creche e o atelier de tempos livres dos Arrifes; no concelho da Ribeira Grande, está prevista a criação de mais uma creche na Vila de Rabo Peixe, integrada no edifício do lar de idosos que está a ser construído; e na ilha Graciosa, está já em execução a obra de construção da creche, jardim e centro de actividades ocupacionais de Santa Cruz.


Todos esses serviços, que entregamos a instituições particulares de solidariedade social, são fundamentais face ao crescente envolvimento profissional das famílias e para compensar a sua indisponibilidade de tempo para o acompanhamento continuado dos seus filhos. Por outro lado, o ambiente criado é essencial para a integração dessas crianças e para a sua formação, crescimento e bem-estar. A educação das crianças deixou de ser uma matéria exclusiva da esfera familiar, abrangendo também novos parceiros, mas é muito importante que os laços afectivos gerados no núcleo familiar continuem a ser as referencias principais para o desenvolvimento harmonioso das crianças – o papel dos pais é, por isso, excepcionalmente relevante pelo que não podem nem se devem demitir das suas responsabilidades.

As creches e os jardins-de-infância, enquanto respostas sociais orientadas para a chamada primeira infância, já não são apenas um lugar de guarda das crianças. Desempenham um papel fundamental no seu desenvolvimento, proporcionando, para além da protecção e actividades de natureza sócio-educativa, a promoção de outras no âmbito da intervenção precoce, cooperando com a família em todo o processo educativo.

Tendo consciência que essas vivências, dos primeiros anos de vida, são muito relevantes para o desenvolvimento emocional e mental e das capacidades motoras e sociais das crianças, o Governo vai continuar a investir em contextos educativos de qualidade, que se constituam como espaços de formação saudável das nossas novas gerações.

É certo que vivemos um tempo que requer uma grande prioridade no investimento imediatamente reprodutivo e gerador de emprego. É certo que devemos continuar a empreender com coragem e competência as políticas económicas de inversão da evolução do desemprego - que ainda deverá crescer ligeiramente este ano. Mas não está, nem pode estar, dissociada dessas preocupações mais importantes, o esforço dedicado ao apoio às famílias, à formação das crianças e dos jovens e à assistência aos nossos idosos. É isso que provámos não esquecer nesta inauguração de mais um equipamento, desta vez na Terra Chã, ao serviço das famílias açorianas.

Parabéns, pois, e bom trabalho.”



GaCS/SF

Sem comentários: