quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Palácio de Sant’Ana acolhe Campo de Férias “Aprenda Hábitos de Vida Saudáveis”





Os jardins do Palácio de Sant’Ana vão receber, na próxima sexta-feira, o Campo de Férias “Aprenda Hábitos de Vida Saudáveis”. Trata-se de uma organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional do Desporto.


O Campo de Férias “Aprenda Hábitos de vida Saudáveis” pretende estimular e reeducar os jovens para estilos de vida saudável, através do exercício físico regular e uma alimentação equilibrada e avaliar o impacto deste tipo de intervenção na educação para estilos de vida saudáveis em jovens açorianos.
Nos jardins do Palácio de Sant’Ana, no dia 19 de agosto, um grupo 24 de jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, referenciados com excesso de peso ou obesidade, acompanhados por 10 monitores, participarão num conjunto de actividades com o objectivo de promover o aumento dos índices de prática de actividades físicas e desportivas e desenvolver o gosto por uma alimentação mais saudável.
Após uma visita guiada aos jardins e ao Palácio, um grupo inicia, pelas 11H30 a confecção do almoço. Um segundo grupo, no campo de ténis, faz jogos tradicionais. Um terceiro grupo joga croquet, um jogo no qual participará o Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, e um quarto grupo realiza uma “caça ao tesouro”. Segue-se, pelas 13H00, um almoço saudável, também com a presença do Presidente do Governo e de sua mulher, Luísa César, prolongando-se pela tarde as actividades nos jardins.
Este projecto pretende dar seguimento ao Plano Regional de Controle da Diabetes e Luta contra a Obesidade e promover, em concertação com o Governo, programas de educação para a saúde e estilos de vida saudáveis nas escolas públicas.
Ao longo de 10 dias, e sob vigilância de monitores, nutricionistas e professores de educação física, e 24 sobre 24 horas, serão promovidos estilos de vida saudáveis de forma transversal a todos os programas regionais que integram o Plano Regional de Saúde.


GaCS/SF

Sem comentários: