sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Economia





Na sequência das declarações públicas do PSD-Açores sobre a decisão da Atlânticoline de cancelar o concurso público para as construção de dois navios ferry, a secretaria regional da Economia considera ser necessário esclarecer o seguinte:

1 - O teor das declarações do PSD-A sobre esta situação, só demonstra que esse partido não percebe, nem quer perceber, o que está em causa, nesse concurso, neste momento. Mais uma vez ao PSD-A só interessa continuar a alimentar uma guerrilha permanente, e sem quartel, contra o Governo dos Açores.

2 - Na verdade, o que está em causa, não tem nada a ver com a intervenção pública ou privada no sector dos transportes. O que está em causa, - e lamenta-se a falta de atenção do PSD-A a este assunto, e a sua incapacidade para compreender do que se trata -, é se no concurso para a construção dos dois navios ferry quem manda construir os navios pode, ou não, ficar desprovido da possibilidade de aplicar aos estaleiro construtor as penalidades previstas no caderno de encargos ou até ficar sem o direito de resolver o contrato nos casos em que o navio não correspondesse aos requisitos técnicos que lhe estavam definidos. Perante esta questão, a Atlânticoline, privilegiou, e bem, a defesa dos interesses dos Açores. Do PSD-A, no meio do arrazoado da sua sanha contra o Governo, não se percebe nem o que defende nem o que acha.

3 - O Governo dos Açores considera que a decisão tomada pela Atlânticoline é a correcta e adequada à defesa dos interesses dos Açores, salientando também, que, para além de estar a funcionar, normalmente, naquelas Ilhas, o serviço de transporte marítimo de passageiros, com a Transmaçor, o novo concurso público para a construção dos dois navios ferry será, novamente, lançado no prazo de um mês.


GaCS/GM

Sem comentários: