
A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social reuniu-se hoje, na Madalena do Pico, com o Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e com as respectivas entidades parceiras para fazer um balanço da actividade.
Na ocasião, Ana Paula Marques demonstrou-se satisfeita com os resultados, e recordou que já está em funcionamento naquela ilha, o Núcleo de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, uma estrutura de suporte à intervenção do pólo.
Segundo explicou, este núcleo abrange, ainda, o Programa de Suporte Económico e Social de Apoio às Mulheres, o qual tem como destinatárias todas as vítimas que queiram efectivamente alterar o seu projecto de vida e romper com os ciclos de violência.
A implementação dos pólos locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica insere-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e abrange as ilhas Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Flores e Pico, onde não existiam respostas organizadas em rede, a nível de ilha ou de concelho, para esta problemática.
Estes instrumentos de apoio têm como principais objectivos o combate à violência doméstica, através do atendimento, acompanhamento e encaminhamento das vítimas de violência doméstica, e a prevenção deste fenómeno, através da realização de acções de informação, sensibilização e educação destinadas à comunidade, especialmente aos grupos alvo de maior interesse.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário