sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Campanha combate violência no namoro



O Governo dos Açores, em parceria com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate da Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitoria, vai levar a cabo uma campanha regional de prevenção da violência no namoro.

A iniciativa foi hoje apresentada em conferência de imprensa realizada naquela cidade terceirense pela Directora Regional da Igualdade de Oportunidades e pela responsável pela direcção do projecto.

Falando na ocasião, a Directora Regional referiu dados preocupantes sobre a violência nas relações íntimas juvenis em Portugal, de acordo com um estudo da Universidade do Minho e acrescentou que nos Açores a violência nessas relações é um problema emergente “com um forte impacto na saúde física e mental dos jovens”.

Natércia Gaspar sublinhou que adolescência e a juventude “são os estágios por excelência do desenvolvimento humano para trabalharmos e prevenirmos estas questões”, por serem as idades em que são aprendidos “os padrões de envolvimento interpessoal e íntimo que irão ser transportados para toda a vida”.

É neste contexto, salientou, que o Governo dos Açores apoia esta campanha, “com o objectivo de, por um lado, informar e sensibilizar, para aquilo que serão os diferentes comportamentos abusivos e nem sempre reconhecidos como tal e, por outro, promover comportamentos e relações saudáveis”.

A campanha “Não à Violência no Namoro” vai ter uma abrangência Regional, com a colaboração das Instituições que compõem a Rede de Apoio à Mulher em Situação de Risco de São Miguel, Terceira e Faial, dos Pólos de Prevenção e Combate à Violência Doméstica das Ilhas de Santa. Maria, Flores, São Jorge, Graciosa, Pico, Corvo e Faial, dos Centros de Desenvolvimento de Inclusão Juvenil das ilhas Terceira, São Miguel e Faial, de cerca de 40 Escolas de todas as ilhas e ainda com diversos restaurantes e unidades hoteleiras.

A iniciativa, que se enquadra no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, na medida Prevenção, conta com a colaboração de 140 entidades e atinge cerca de 5.000 jovens de forma directa.



GaCS/FA

Sem comentários: