segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Governo apoia basquetebol



A cimeira do basquetebol, envolvendo a Direcção Regional do Desporto e as associações representativas da modalidade nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial, serviu para analisar a actividade desportiva no ano passado e perspectivar o quadro competitivo para o ano em curso.

No balanço feito à situação da modalidade em 2010 concluiu-se que existem 1.422 praticantes, distribuídos por 20 clubes e enquadrados em 111 equipas que realizaram 945 jogos de carácter local.

Apresenta, ainda, 69 treinadores, 139 árbitros/juízes/oficiais de mesa, dos quais 50 são de nível nacional l e, ainda, 80 dirigentes.

Foram ainda apresentados e apreciados os impactos previsíveis na vida associativa, resultantes da implementação de um conjunto de medidas excepcionais de contenção orçamental para o ano de 2011, que as associações compreenderam.

Neste contexto, foi discutido e aprovado, de forma consensual pelas partes envolvidas, o modelo de organização das provas regionais e participações nacionais daí decorrentes, relativas a cinco escalões etários de ambos os sexos, a realizar no ano de 2011, tendo sido determinado nos termos da legislação em vigor um apoio no valor global máximo de 315.520 euros, valor que representa um decréscimo de 1% em relação ao ano anterior.

Esta verba, constante do contrato-programa de desenvolvimento desportivo assinado na cimeira, compreende cerca de 163 mil euros para a actividade regional, 141.300 destinados à actividade nacional e 11.300 para a arbitragem regional.


GaCS/FA/DRD

Sem comentários: