domingo, 13 de fevereiro de 2011

Açores acolhem em Novembro a Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa



Os Açores vão acolher, este ano, no mês de Novembro, o maior evento anual no âmbito dos organismos de cooperação inter-regional da Europa, a Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), anunciou esta tarde, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Rodrigo Oliveira falava à Comunicação Social, à chegada a Ponta Delgada, após ter participado, em representação do Presidente do Governo, na cidade francesa de Caen, na reunião do Bureau Político da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM).

Esta iniciativa, a decorrer entre os dias 23 e 25 de Novembro, vai trazer aos Açores os Presidentes e representantes de 270 Regiões, bem como, das instituições e outros organismos europeus, num número estimado de 600 participantes.

A realização no arquipélago desta Assembleia Geral de Regiões da Europa insere-se no âmbito do convite efectuado pelo Presidente do Governo Regional à Presidente da ARE, Michel Saban, e decorre, também, do papel de relevância e liderança que Carlos César tem assumido neste organismo europeu, nomeadamente, do “Eurodisseia”, o programa emblemático desta organização.

Para o governante, trata-se de um evento de grande importância, não só pelo número de pessoas que trará à Região mas, também, pelo facto de ser a maior reunião de Regiões da Europa, que se reúne num contexto especial na Europa, no debate sobre as perspectivas do Orçamento da União e da Política de Coesão, numa ocasião em que já serão conhecidas as propostas legislativas da Comissão.

Esta é, portanto, uma oportunidade única para trazer à Região os principais intervenientes e interessados na reflexão e estruturação do futuro da Europa das Regiões, considerou o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

Mas esta, não é uma iniciativa isolada, segundo disse, faz parte de uma estratégia clara e ambiciosa do Governo Regional e, de intervenção destacada e de liderança nos dois mais importantes organismos de cooperação regional na Europa, a Assembleia das Regiões da Europa (ARE) e a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), que integra 170 Regiões-Membros.

A próxima reunião do Bureau Político da CRPM revelou, igualmente, Rodrigo Oliveira, irá realizar-se nos Açores, no próximo dia 3 de Junho, em Angra do Heroísmo.

A finalizar, o governante realçou, que em 2011, no contexto da Europa das Regiões, os Açores serão os anfitriões de dois eventos de primordial relevância e impacto no âmbito das duas maiores e mais importantes organizações de cooperação, a CRPM e a ARE.



GaCS/LM

Sem comentários: