sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Governo aposta no aprofundamento de relações com o Canadá



O Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades está a trabalhar em novos projectos com vista ao aprofundamento das relações bilaterais Canadá-Portugal, tema que foi abordado na reunião de Graça Castanho com a Cônsul do Canadá em Lisboa, Deborah Airey e o Cônsul Honorário nos Açores, Peter Stokreef, realizada ontem em Ponta Delgada.

Neste encontro, a Directora Regional das Comunidades deu conta das diligências que está a desenvolver, a pedido da comunidade luso-descendente radicada no Canadá, no sentido de ser garantida a possibilidade de alunos e alunas universitárias, falantes do Português, frequentarem disciplinas na Universidade dos Açores, nos dois primeiros anos de licenciatura.

A este propósito, Graça Castanho afirmou: “Estamos, junto de universidades canadianas, de renome internacional, a estudar a possibilidade de as mesmas atribuírem equivalência às disciplinas frequentadas por luso-canadianos na Universidade dos Açores, cujos créditos reverterão a favor da formação escolar destes alunos no Canadá”, sublinhando que “o problema não está em encontrar, na diáspora, estudantes interessados em vir para os Açores. O problema prende-se com a obtenção de créditos pelo trabalho realizado nas ilhas”.

A responsável acredita que “se encontrarmos universidades que atribuam essa equivalência no Canadá, estaremos, certamente, a corresponder a um anseio antigo das nossas comunidades emigrantes, que muito gostariam de ver os seus filhos e filhas a estudarem nos Açores, com valores de propina bem mais acessíveis”, acrescentando, por outro lado, que “não nos podemos esquecer que uma experiência de estudo nos Açores reverteria a favor da internacionalização dos percursos académicos destes estudantes e aproximá-los-ia das suas origens”.

Na reunião com os responsáveis consulares canadianos, Graça Castanho deu conta também do trabalho que a Direcção Regional das Comunidades desenvolve em todas as Ilhas, em prol da comunidade luso-canadiana regressada, a qual solicita ajuda, em diversas áreas, nomeadamente no preenchimento e tradução de documentação e formulários, contactos com instituições públicas no Canadá e envio de informações relevantes sobre processos.

Perante o interesse demonstrado pela Cônsul do Canadá em Lisboa em conhecer os números e o perfil da população luso-canadiana que procura os serviços da Direcção Regional das Comunidades, Graça Castanho, para além da caracterização que apresentou acerca dos emigrantes regressados, “para quem o retorno às ilhas conhece geralmente algumas dificuldades”, convidou os representantes consulares canadianos a visitarem outras ilhas para um contacto directo com esta população e a realização de eventuais actos consulares. Para estas visitas, a responsável governamental, disponibilizou todo o apoio por parte dos funcionários da Direcção Regional das Comunidades que fazem atendimento ao público, no sentido de acompanhar a visita consular a realizar.

A relação colaborante com as autoridades consulares canadianas, para Graça Castanho, “merece toda a atenção” e a “Direcção Regional das Comunidades terá todo o interesse em partilhar as estatísticas dos açor-canadianos regressados”, afirmou.

A Directora Regional das Comunidades transmitiu à Cônsul Canadiana o apreço do Governo dos Açores pela “excelente cooperação que tem caracterizado as relações da DRC com a Embaixada e o Consulado do Canadá” e aproveitou a oportunidade para agradecer “o calor humano oferecido a indivíduos em risco de deportação que, devido à análise feita, caso a caso, acabam por se mater no Canadá, evitando, assim, a ruptura familiar, desestruturação da vida pessoal e desenraizamento”.

O Governo dos Açores, concluiu Graça Castanho, “está profundamente agradecido pelo respeito que o Canadá tem revelado pelos direitos humanos, salvaguardando problemas graves para o país de acolhimento, para os Açores e para os candidatos a deportados que, na sua generalidade, emigraram em crianças”.


GaCS/LFC

Sem comentários: