quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo deseja implementar políticas de Saúde cada vez mais próximas dos cidadãos



O Secretário Regional da Saúde relevou, esta manhã, em Ponta Delgada, o interesse público que existe na chamada Saúde Comunitária e na especialização em Enfermagem Comunitária.

Miguel Correia, que falava, em representação do Presidente do Governo, na sessão de abertura do Colóquio de Saúde Comunitária – Mudar o Presente … Planear o Futuro, precisou que esse interesse público foi reconhecido pelo executivo que, ao conceder equiparação a bolseiro a cerca de 15 formandos, vê, assim, muita importância nessa formação e nas novas competências que ganharam todos os enfermeiros formados.

A iniciativa, promovida pelos Enfermeiros do Curso de pós Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, tem por objectivo, justamente, divulgar os resultados do Diagnóstico de Saúde da Comunidade, realizado nas freguesias de Covoada (Ponta Delgada), Santa Bárbara (Ribeira Grande) e São Pedro (Vila Franca do Campo) e apresentar sugestões de mudança nas vertentes política, estratégica e prática no domínio da Saúde.

A esse respeito, o Secretário da Saúde considerou que o espírito da Enfermagem Comunitária se insere, plenamente, nos propósitos do Plano Regional de Saúde que fez um diagnóstico das necessidades e que concebeu as medidas e os objectivos que o Governo pretende para a população dos Açores, em termos de Saúde pública e referiu que os três projectos que foram desenvolvidos pelos enfermeiros são, assim, do maior interesse para o sector.

Miguel Correia reafirmou que o Governo deseja que, cada vez mais, as politicas de Saúde se aproximem dos cidadãos, estando, para isso, disposto a afectar apoios desde que daí resulte eficiência para os próprios serviços e para a gestão dos recursos disponíveis nas unidades de saúde.

O governante aproveitou a ocasião para referir a realização de outros projectos que, embora não sendo de Enfermagem Comunitária, são, no entanto, da maior importância para a Saúde pública, e também, como uma expressão muito localizada. È o caso do projecto de promoção do envelhecimento activo intitulado “Por Favor não Caia” e que já envolve cerca de 1.200 idosos, nos concelhos de Angra do Heroísmo e de Santa Cruz da Graciosa; o projecto “Tentações Saudáveis” que tem por objectivo a inclusão de um menu saudável na restauração açoriana e o projecto “Enfermeiro de Família” que está em curso em Vila Franca do Campo. Trata-se, este último, de um projecto que tem surpreendido pela sua expressão, uma vez que, em quatro meses, foram dadas cerca de 4.300 consultas de enfermagem em Saúde Materna, Saúde Infantil, Saúde de Adulto e Planeamento Familiar, o que atesta bem da motivação dos profissionais de saúde envolvidos e da satisfação dos utentes.

A Enfermagem Comunitária tem a sua base na assistência aos indivíduos, famílias, grupos de risco e colectividades, mediante o planeamento estratégico em Saúde que se concretiza pela implementação de programas e de projectos cujo objectivo fundamental é a promoção da Saúde. Nesse domínio, o envolvimento das pessoas e a participação comunitária são cruciais para se alcançarem novos patamares de qualidade na prestação dos serviços de Saúde.

A este propósito, o Secretário Regional da Saúde concluiu a sua intervenção, chamando a atenção para a importância de se aferir, objectivamente, a satisfação dos utentes, já que, só ouvindo as pessoas é que se pode adaptar ou mudar as orientações definidas para o sector, conseguindo-se, assim, políticas de saúde cada vez mais participativas.



GaCS/JMB

Sem comentários: