quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Revisão do SIDER apoia capacidade exportadora das empresas regionais



A revisão do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) significará “uma grande aposta na capacidade exportadora das empresas regionais”, disse hoje, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava no final de uma reunião com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, destinada a proceder a uma apresentação formal da proposta de revisão do SIDER, garantiu ser objectivo do Governo “criar todas as condições que permitam potenciar a capacidade para que as nossas indústrias com essa vocação se afirmem cada vez mais como indústrias exportadoras”, criando assim “condições para o seu crescimento e desenvolvimento”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, as alterações agora propostas para revisão do SIDER “destinam-se a conciliar as necessidades das empresas açorianas com a actual conjuntura”, principalmente com “uma visão estratégica de desenvolvimento da nossa economia, precisamente no sentido de reforçar cada vez mais o sector das exportações”.

O governante salientou ainda que o trabalho de revisão do SIDER “foi iniciado pelo Governo há já algum tempo, quer no âmbito de uma análise realizada pela própria Secretaria Regional da Economia, quer no âmbito de diversas auscultações aos parceiros sociais, nomeadamente ao Conselho Regional da Incentivos”.

Segundo Vasco Cordeiro, a reunião de hoje permitiu, igualmente, “explicitar os grandes objectivos desta proposta de revisao do SIDER, nomeadamente o que ela implica no reforço da competitividade das nossas empresas e na sua capacidade para criar e manter postos de trabalho”.

O Secretário Regional da Economia iniciou ontem uma ronda de contactos com as câmaras do comércio e indústria regionais, bem como com diversas outras entidades empresariais para apresentação da proposta de revisão do SIDER. No âmbito desses contactos, Vasco Cordeiro reuniu esta manhã com a direcção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, depois de ontem se ter encontrado com as direcções da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, com a Associaçao dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA) e com a Associação de Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP).

Amanhã o Secretário Regional da Economia encontra-se, na Madalena, com a direcção da Associação de Comerciantes e Industriais da ilha do Pico (ACIP) e, na Horta, com a Câmara do Comércio e Indústria da Horta.



GaCS/NM

Sem comentários: