quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Governo efectua sondagens para avaliar maciço rochoso da Maia, em Santa Maria



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai avançar imediatamente com as sondagens para verificação da profundidade do maciço rochoso no lugar da Maia, em Santa Maria, no local das derrocadas de Dezembro. A informação foi avançada pelo Secretário, Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos numa visita ao local.

Do resultado dessa análise ao terreno resultará a projecção de um novo muro de suporte para a zona da estrada regional afectada, de forma a prevenir situações semelhantes de futuro, tendo em conta as características da zona.

Para o mês de Abril estão previstas as obras de remoção da massa de terra resultante da derrocada, o que ainda não pode ser feito porque, por questões de segurança, é necessário aguardar para que essa massa seja desidratada antes de ser removida.

Entretanto a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos já tomou medidas cautelares para evitar a repetição de deslizamentos na zona de acesso ao lugar da Maia, nomeadamente a realização de trabalhos de impermeabilização dos solos a montante, a remoção de águas que podiam deslocar-se para a zona afectada, execução de novas valetas e a impermeabilização das mais antigas, aumento das entradas dos aquedutos e ainda o encaminhamento de águas para as linhas naturais.

Todas estas medidas preventivas foram implementadas em consonância com as orientações dos técnicos do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

A reabertura da estrada regional de acesso à Maia, sem os habituais condicionalismos existentes, efectuar-se-á após estas operações e depois de restabelecidas todas as condições de segurança no local.



GaCS/VS

Sem comentários: