quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Governo homenageia Maria Luísa Costa Gomes no centenário do seu nascimento



A Presidência do Governo Regional dos Açores vai comemorar no próximo Domingo, dia 6, pelas 16 horas, em Ponta Delgada, o centenário do nascimento de Maria Luísa Ataíde Costa Gomes.

A iniciativa, através da Direcção Regional da Cultura e enquadrada no âmbito das actividades do Museu Carlos Machado, inclui o visionamento da entrevista de Maria Luísa Ataíde Costa Gomes à RTP/Açores no programa “Personalidades”, em 1980, e a audição de testemunhos sobre a sua vida e obra.

A comemoração, que decorrerá no Núcleo de Arte Sacra daquele museu, abrange também uma mostra de brinquedos que estará patente ao público até ao próximo dia 6 de Março.

Maria Luísa Ataíde Costa Gomes nasceu a 6 de Fevereiro de 1911, em Ponta Delgada, onde faleceu 80 anos depois em 1991, tendo ao longo da sua vida permanecido ligada ao mundo das artes e ao Museu Carlos Machado, do qual foi directora da Secção de Arte entre 1955 e 1974, tendo iniciado, nesse período, o projecto da criação de um Museu da Criança.

No entanto, por diversas vicissitudes, o Museu da Criança não chegou a ser totalmente concretizado, tendo ficado apenas pela abertura ao público de duas salas dedicadas ao brinquedo e à criança, inauguradas em 1963.

No contexto desta comemoração, o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado disponibiliza, na próxima semana, visitas orientadas à mostra da referida colecção de brinquedos para alunos de diversas escolas da ilha de São Miguel.

No Núcleo de Arte Sacra, haverá, igualmente, visitas guiadas à exposição “Brincos de Princesa: nem princípio nem fim”, da artista plástica Sofia Medeiros, e o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado promoverá, ainda, actividades itinerantes para turmas de alunos do 6.º ao 9.º ano de escolaridade obrigatória da Vila de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande.


GaCS/CM

Sem comentários: