quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Moinhos de Maré tradicionais europeus em exposição no Expolab



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu hoje à inauguração da exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, patente no Expolab, na Lagoa.

Os moinhos, enquanto estruturas tradicionais que usam energias renováveis, como a água e o vento, sempre “contribuíram para a actividade económica, em geral, e para a alimentação, em particular”, sublinhou o governante.

José Contente acompanhou ainda os mais novos, um grupo de crianças da Escola EB1 de São Roque, enquanto moíam o milho para obterem a farinha para, posteriormente, confeccionarem o pão, uma demonstração prática de uma das finalidades principais dos moinhos.

O Secretário Regional afirmou que estas exposições temáticas promovem um movimento da história e da ciência associado ao quotidiano das populações. Relembrou ainda que o executivo açoriano vai avançar com a recuperação do moinho da Ajuda da Bretanha, um marco da freguesia e um dos poucos de vento existentes em S. Miguel.

José Contente anunciou ainda a reformulação que a tutela está a empreender relativamente ao actual Sistema Científico e Tecnológico Regional que irá permitir novos tipos de incentivos para a investigação e para os investigadores, com a novidade de um enfoque acentuado na investigação e desenvolvimento em contexto empresarial.

“O Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, vai passar a ser assim designado, vai dar privilegiar a investigação em contexto empresarial, vai ter novos regulamentos, vamos simplificar procedimentos e tornar os actuais programas e projectos existentes mais condizentes com as necessidades e aspirações actuais dos próprios investigadores”, sublinhou.

A exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”, da responsabilidade do Ecomuseu Municipal do Seixal, demonstra vários moinhos de diferentes países europeus, já esteve presente em várias cidades da Europa e agora está patente no Expolab. Esta exposição integra-se num conjunto de iniciativas que são apoiadas pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, no âmbito da dinamização dos Centros de Ciência junto da comunidade.



GaCS/VS

Sem comentários: