sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Inovação, qualificação e diferenciação são fundamentais para o Turismo dos Açores




Os conceitos de “inovação, qualificação e diferenciação são fundamentais para os desafios que os Açores enfrentam actualmente” no sector do Turismo “e devem constituir a sua principal aposta”, defendeu esta tarde, em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que presidiu à cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA) e a Charming Blue, para a instalação de um Hotel de Charme e Centro de Mergulho Técnico de Santa Maria, defendeu, por isso, que esta será “uma infra-estrutura capaz de colocar Santa Maria na vanguarda, a nível regional, dos diversos produtos turísticos, precisamente por apostar nessas características, ou seja, na inovação, qualificação e diferenciação”.

Além disso, reforçou, o projecto que hoje foi apresentado pode constituir “um contributo muito importante, não só para a divulgação da ilha, mas também para a promoção e divulgação dos Açores no exterior”.

Vasco Cordeiro destacou ainda o facto do futuro empreeendimento turístico ficar localizado num imóvel do centro histórico de Vila do Porto, que será recuperado para o efeito: “a recuperação da nossa memória colectiva, do nosso passado, adaptando e qualificando de forma a conseguir uma maior projecção económica e a construção de um futuro de progresso e desenvolvimento é um factor muito significativo e que neste projecto acaba por ter uma visibilidade muito acentuada”, disse.

Segundo o Secretário Regional da Economia, a aposta neste tipo de unidades hoteleiras, “representa igualmente aquela que tem sido a estratégia do Governo dos Açores de apostar no desenvolvimento do nosso turismo e em especial no turismo sustentável”.

O projecto hoje apresentado consiste na reconstrução e qualificação de um edifício no centro histórico de Vila do Porto, com vista à exploração de uma unidade hoteleira de charme sob a temática das artes e do mar, com a categoria de 4 estrelas e as valências de Restaurante, SPA, Ginásio e Centro de Mergulho.

Os seus promotores prevêem um investimento de cerca de 5 milhões de euros e a criação de mais de uma dezena de postos de trabalho directos.



GaCS/NM

Sem comentários: