terça-feira, 2 de agosto de 2011

ARE distingue boas práticas dos Açores na gestão de catástrofes





A publicação temática da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), referente ao Verão de 2011, distingue os Açores como região detentora de boas-práticas na gestão de catástrofes.

O “ARE dossier” é um boletim temático quadrienal da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), sendo publicado na Primavera, Verão, Outono e Inverno de cada ano.

O “ARE Dossier” destaca a vulnerabilidade geográfica como uma das situações que potencia os riscos em muitas das partes da Europa. Neste contexto, aponta como exemplo os Açores, que apesar das suas características naturais (ilhas distantes do continente europeu, dimensão e clima), têm desenvolvido medidas de prevenção adequadas para lidar com estas questões.

As práticas mencionadas resultam de uma boa dinâmica regional, concretizada num grande número de acções de sensibilização e formação, ministradas pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), nomeadamente junto dos jovens em idade escolar e na excelente articulação com todos os agentes de protecção civil, incluindo a ligação a entidades de cariz cientifico.

A Assembleia das Regiões da Europa (ARE) é o maior organismo de cooperação inter-regional do espaço europeu, com 270 regiões de 34 países.
Foi criada em 1985 como organização política ao serviço das regiões e porta-voz dos seus interesses a nível europeu e internacional.

No âmbito da ARE, o Presidente do Governo dos Açores assume, desde 2007, a presidência do programa de estágios internacionais Eurodisseia, bem como do recém-criado Observatório Europeu da Mobilidade Profissional.

No final do corrente ano, a Região Autónoma dos Açores acolherá também a Assembleia-Geral anual da ARE, reunião que trará aos Açores representantes de 270 regiões e de diversas instituições e organismos europeus.


GaCS/SRCTE/SF

Sem comentários: