sábado, 6 de agosto de 2011

Governo inicia empreitada de estabilização do talude sobranceira à estrada regional da Povoação





A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos adjudicou à empresa Tecnovia-Açores a empreitada de reabilitação do talude sobranceiro à estrada regional na entrada poente da Vila da Povoação.


A empreitada representa um investimento público superior a um milhão e trezentos mil euros e prevê o reperfilamento do talude na sequência dos deslizamentos do inverno deste ano.
O projecto de execução foi concebido por um projectista especialista em geotecnia, após inspecção e parecer elaborado pelo LREC, que identificou, após as derrocadas, a necessidade de intervenção para estabilização do talude adjacente à estrada regional.
De modo a garantir uma melhor solução de intervenção para toda a extensão que se encontra instável e que apresenta perigo de desprendimento do talude, o que põe em perigo a segurança da circulação rodoviária e das pessoas e bens das moradias existentes no lado sul daquele troço de estrada, as soluções preconizadas no projecto de execução são distintas em função das formações geológicas e das condicionantes existentes.
No troço de talude fronteiriço às habitações a solução escolhida garante um nível de segurança elevado e consiste no reperfilamento do talude em toda a sua extensão, com a criação de banquetas intermédias, de modo a limitar a altura de cada talude e a permitir a sua drenagem.
O talude será revestido com terra vegetal associada a hidrossementeira. Em cada banqueta, na base do talude, serão construídos muros com 150 metros de altura, os quais permitem minimizar o volume total de escavação; e valetas para drenagem, as quais descarregam em descarregadores.
O primeiro talude ao nível da estrada ficará mais inclinado e será consolidado com pregagens e betão projectado, até a uma altura de 40 metros, e posteriormente forrado a pedra, por uma questão de integração paisagística. Com o reperfilamento do talude ganha-se uma sobrelargura de 40 metros adjacente à actual plataforma, onde será criado passeio com 150 metros de largura, ficando a restante largura para área verde.
No troço acima do caminho municipal até à vizinhança do entrocamento para as Lombas do Carro e do Botão, a solução passa por uma escavação na base para reperfilamento do talude, a qual permite a criação de uma bacia de retenção de solos, para o caso de surgirem deslizamentos de massa da parte mais alta do talude.
Junto à plataforma da estrada regional será adoptada uma solução idêntica ao longo do caminho municipal, mantendo o actual acesso pedonal. Neste troço será também efectuada a drenagem do talude.
A empreita terá um prazo de execução de cinco meses.



GaCS/VS

Sem comentários: