segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Governo quer integrar mais doutorados em unidades de I&D nos Açores



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) abriu concurso para a atribuição de três bolsas individuais de pós-doutoramento destinadas a integrar doutorados em unidades de I&D nos Açores.


Podem candidatar-se, até 15 de Outubro de 2011, cidadãos nacionais e estrangeiros e os projectos de I&D a apresentar serão subordinados aos temas “Consequências das alterações de uso de solo na fauna de artrópodes dos Açores”, “fluxos geoquímicos em massas de água da ilha de São Miguel” e “Modelo de Equilíbrio Geral Computável da Economia dos Açores”.
As candidaturas estão abertas aos interessados com doutoramento em Biodiversidade & Conservação, Ecologia de Insectos, Ecologia Animal, Ecologia da Paisagem, Geologia/Hidrogeologia e Economia ou Gestão.
Em termos concretos, o projecto “Consequências das alterações de uso de solo na fauna de artrópodes dos Açores" visa estudar os impactos das alterações do uso do solo na diversidade dos artrópodes, bem como encontrar grupos taxonómicos indicadores da riqueza total. É seu intuito também modelar os impactos das alterações do uso do solo na diversidade funcional e quantificar os serviços dos Ecossistemas dos artrópodes nos diferentes usos do solo.
Por sua vez, o projecto “Fluxos geoquímicos em massas de água da ilha de São Miguel” tem como objectivos a caracterização dos escoamentos subterrâneo e de superfície nas áreas seleccionadas para estudo, a determinação dos fluxos elementares e de voláteis nos escoamentos hídricos de superfície e subterrâneo, calcular a massa transportada pela alteração química para o oceano, calcular o CO2 consumido em São Miguel por via da alteração de rochas vulcânicas e o transporte hídrico para o oceano, e definir um modelo conceptual que permita extrapolar os resultados obtidos em São Miguel para as restantes ilhas do arquipélago dos Açores.
Finalmente, o projecto "Modelo de Equilíbrio Geral Computável da Economia dos Açores" pretende o aprofundamento do desenvolvimento de metodologias de análise de políticas economias, sociais e ambientais, desenvolver novos trabalhos nesta área, expandir a matriz de contabilidade social para incluir a caracterização dos recursos naturais dos Açores e do impacto da produção e consumo sobre o ambiente, e criar um modelo de equilíbrio geral para Portugal, semelhante ao desenvolvido para os Açores.
Os trabalhos serão desenvolvidos no Grupo da Biodiversidade dos Açores, no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e no Centro de Estudos de Economia Aplicada, todos da Universidade dos Açores. As candidaturas deverão ser submetidas à Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações através do site http://www.azores.gov.pt/Gra/sctr/



GaCS/VS

Sem comentários: