segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projecto para ampliação do cais comercial das Velas será apresentado durante a presente legislatura





O Governo dos Açores mantém o seu compromisso de, ainda durante a presente legislatura, apresentar o projecto relativo à ampliação do cais comercial de Velas, na ilha de São Jorge, em cerca de 150 metros.

A garantia foi expressa pelo Secretário Regional da Economia durante a visita que efectuou, ao princípio da tarde desta segunda-feira, ao principal porto da ilha de São Jorge.

Para além da ampliação do cais comercial, Vasco Cordeiro destacou também a construção próxima, naquele porto jorgense, de uma rampa roll-on/roll-off, que permitirá o funcionamento “mais rápido e mais eficiente” dos navios ferry, que virão já devidamente preparados para o funcionamento com essas rampas.

Segundo explicou o governante, a construção desta rampa nas Velas, em articulação com as que irão também dotar os portos da Horta (em fase de conclusão) e de São Roque, “permitirá uma articulação coerente entre as ilhas do Triângulo para o funcionamento desse tipo de transporte”.

A empreitada de construção da rampa roll-on/roll-off nas Velas está em fase de adjudicação, informou ainda Vasco Cordeiro.

O Secretário Regional da Economia destacou também o investimento que o Governo dos Açores está a fazer no sentido de dotar o porto das Velas de uma nova lancha de pilotos, cuja construção está em fase de finalização.

Conforme referiu, esta nova embarcação “dará outras condições de operacionalidade e de segurança para o funcionamento de todas as operações de navegação e de atracagem de navios” no porto das Velas.

Todos estes investimentos, aliados à obra de ampliação e alargamento da pista do aeroporto, “significam uma aposta muito concreta e muito determinada do Governo dos Açores nas acessibilidades à ilha de São Jorge”, defendeu Vasco Cordeiro.

A finalizar, o Secretário Regional da Economia sublinhou que esta “aposta em investimentos muito concretos” é igualmente visível nas diferentes ilhas da Região, e de forma particular nas ilhas do Triângulo, que assim “acabam por ganhar outras condições” para reforçar o seu dinamismo económico e o seu desenvolvimento.



GaCS/FG/HO

Sem comentários: