sexta-feira, 5 de agosto de 2011

“Roteiro Cultural dos Açores: Vitorino Nemésio” já está editado



A Direcção Regional da Cultura acaba de editar o “Roteiro Cultural dos Açores: Vitorino Nemésio”, através do qual é destacada esta proeminente figura açoriana.

O “Roteiro Cultural dos Açores: Vitorino Nemésio” inclui uma resenha histórica sobre o escritor e sugere um percurso pelas ruas e edifícios das cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, nomeadamente a casa onde nasceu e os lugares por onde passou, e está disponível ao público nas línguas portuguesa e inglesa.

Este roteiro pode ser adquirido nas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais, Museus, Lojas de Cultura, Livrarias, Postos de Turismo ou através da Direcção Regional da Cultura (
drac.cca@azores.gov.pt)

O projecto “Roteiros Culturais dos Açores – Personalidades” inclui ainda a publicação de outros roteiros respeitantes a personalidades açorianas que, pelo seu mérito se destacaram na vida cultural. Em Maio do corrente ano foi editado o “Roteiro Cultural: Antero de Quental” e encontram-se em preparação os roteiros relativos a Manuel de Arriaga (que será apresentado ainda no corrente ano), Francisco de Lacerda, Dias de Melo, João Correia Rebelo, Ernesto do Canto e outros.

A cada ilha – quase mesmo – a cada lugar, podemos associar um nome, um percurso, um lugar de partida ou regresso de figuras açorianas que marcaram casas, ruas, praças…
Os “Roteiros Culturais dos Açores – Personalidades” identificam o património cultural açoriano, enquanto percurso das personalidades, e sugerem um convite a todos para um passeio pela história, quer sejam naturais ou visitantes.

Segundo o Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, “este projecto representa uma aposta na divulgação cultural com um especial impacto junto do público em geral e particularmente junto daqueles que se deslocam aos Açores no contexto turístico, sendo mais um conteúdo que revela a aposta do Governo na Cultura como factor de atracão turística”.



GaCS/DRaC

Sem comentários: