quinta-feira, 24 de maio de 2012

Apoio à família é uma questão central para o Governo dos Açores


A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, Natércia Gaspar, destacou hoje que o apoio à família constitui uma questão central para o Governo dos Açores.

Falando durante a conferência 10 anos do serviço de mediação tutelar no Instituto de Apoio à Criança-Açores, em Ponta Delgada, onde esteve presente em representação do Presidente do Governo, a governante regional disse mesmo que “o reconhecimento da família como um elemento chave para desenvolvimento individual e da sua inegável influência nas nossas trajetórias de vida e, nessa medida, com repercussões importantes nos níveis de desenvolvimento alcançados pela Região sustentam esta opção do Governo dos Açores”.

Neste contexto salientou alguns “instrumentos de planeamento e de intervenção integrada, diferenciada e especializada”, dirigidos a crianças, jovens e famílias, promovidos pelo executivo açoriano em parceria com diferentes entidades do sistema de Justiça, da Administração Interna e Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias, tais como: o programa de apoio à parentalidade, o apoio ao jovem em risco e os programas Contigo e Impacto.

Este último, de acordo com Natércia Gaspar, visa a prevenção da reprodução de comportamentos violentos junto das vítimas indiretas da violência conjugal, e será aplicado, numa primeira fase, na Região, já no próximo mês, com a formação dos futuros aplicadores.

Outra das novidades anunciadas hoje pela Diretora Regional consiste numa nova intervenção dirigida às situações de conflitualidade parento-filial, que envolvam filhos adolescentes, a qual já se encontra em elaboração.

Segundo acrescentou, “nos Açores, em conjunto e de forma muito corresponsável, já percorremos um longo caminho na criação de estratégias facilitadoras para a redução dos impactos negativos das diversas dimensões em que as nossas crianças e jovens crescem e para a promoção do seu bem-estar e desenvolvimento saudável”.

Um caminho que, de acordo com a Diretora Regional, “não pode ter retrocessos”, uma vez que privilegia “o superior interesse das nossas crianças e jovens”.

Natércia Gaspar enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Criança-Açores, que tem sido “sempre um parceiro disponível e colaborante”.



GaCS

Sem comentários: