sexta-feira, 25 de maio de 2012

Governo Regional aposta na formação profissional dos enfermeiros


A Diretora Regional da Saúde, Sofia Duarte, disse hoje, em Ponta Delgada, que o Governo Regional tem apostado na formação profissional dos enfermeiros, contribuindo para o cumprimento das regras inerentes às boas práticas da profissão.

Falando em representação do Secretário Regional da Saúde na sessão de abertura do I Congresso de Enfermagem dos Açores, Sofia Duarte revelou que, entre 2006 e 2012, a Secretaria Regional da Saúde concedeu 52 equiparações a bolseiros para a frequência em cursos de especialização e mestrados.

Números que traduzem a preocupação em sedimentar conhecimentos, para uma otimização dos cuidados prestados, tornando a figura do enfermeiro um pilar inigualável no Sistema Regional de Saúde, realçou a Diretora Regional da Saúde.

Sofia Duarte destacou, igualmente, o papel destes profissionais enquanto formadores, participando em 39 ações formativas promovidas pela Direção Regional de Saúde, e em 56 cursos técnicos, na qualidade de formandos, iniciativas estas que tiveram lugar nos últimos seis anos.

Na ocasião, segundo disse, os enfermeiros são um fulcral recurso na gestão dos hospitais e das unidades de saúde de ilha, contribuindo para o sucesso do Plano Regional de Vacinação com uma cobertura que atinge os 100 por cento.

De acordo com a Diretora Regional da Saúde, a satisfação dos utentes é fundamental, para a dignificação da classe e valorização dos cuidados prestados, registando-se, assim, um decréscimo das reclamações no Serviço Regional de Saúde na ordem dos quatro por cento.

Finalizando, Sofia Duarte deixou uma palavra de apreço a todos os presentes, reconhecendo que os enfermeiros consubstanciam uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento e na qualidade do Sistema Regional de Saúde. 


Anexos:
2012.05.25-DRS-CongEnfermagem.mp3

GaCS

Sem comentários: