quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aumento de listas de espera cirúrgicas na Horta resulta de enorme crescimento de consultas nesta especialidade


Relativamente às questões levantadas, hoje, em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, pelos deputados do PSD pelo círculo da Horta e segundo informação do respetivo hospital, a Secretaria Regional da Saúde esclarece que o aumento da lista de espera de ortopedia resulta do crescimento de consultas e no consequente aumento da referenciação de utentes para cirurgia.

Em 2011, segundo os dados estatísticos disponíveis, o número de consultas em ortopedia sofreu um considerável incremento, passando de 1600 para cerca de 3000, o que motivou um acréscimo de referenciação para cirurgias nesta especialidade. Apesar de o hospital da Horta ter aumentado as intervenções cirúrgicas, em ortopedia, de cerca de uma centena para seis centenas, essa maior produção não foi suficiente para dar resposta às referenciações resultantes do aumento de consultas.

O hospital da Horta, ressalva, ainda, que a situação não tem a ver com a saída de ortopedistas, porque além do especialista que faz parte do quadro, há sempre um segundo médico, vindo do exterior, para assegurar as solicitações que existem nesta área.

A Secretaria Regional da Saúde já assegurou o arranque, em Junho ou Julho, do plano de recuperação de listas de espera nos três hospitais, o que, segundo Miguel Correia, “vai permitir inverter esta situação”.

A Secretaria da Saúde informa ainda que foi aberto concurso nas especialidades de ortopedia e pneumologia para o hospital da Horta, mas não houve médicos interessados nestas vagas. No tocante à urologia, serviço cuja qualidade é indiscutível no hospital da Horta, as consultas são asseguradas por um médico residente e as suas ausências são cobertas por um especialista vindo do exterior.



Anexos:
2012.05.24-SReS-Cirurgias.mp3

GaCS

Sem comentários: