quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resultados das candidaturas ao programa OTL/J de verão divulgados até dia 15 junho


O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, visitou ontem o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil – Perkursos, no qual se desenvolvem projetos do subprograma “Jovens Estudantes”, de Ocupação de Tempos Livres (OTL/J), promovido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.

Este ano, os resultados das candidaturas ao programa OTL/J para o período de verão 2012, que no ano transato teve uma taxa de colocação de 95,65% de jovens, serão divulgados até ao dia 15 de junho. Divulgação esta, que nos anos anteriores é feita habitualmente no final do mês de junho.

Na totalidade, o investimento global em todos os programas e projetos do programa Ocupação dos Tempos Livres 2012 é superior a 800 mil euros.

Relativamente ao subprograma do OTL/J “Jovens Estudantes”, que termina amanhã, tem como objetivo canalizar a disponibilidade dos jovens estudantes para uma ocupação útil dos seus tempos livres.

“Jovens Estudantes” contou, este ano, com 211 jovens colocados em 113 projetos, o que significa um aumento relativamente ao ano passado de 96,2% no número de colocados e de 54,8 % no número de projetos.

Ainda no decorrer da visita ao centro “Perkursos” o Diretor Regional da Juventude elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição, afirmando que o centro de inclusão social “tem vindo a desenvolver um trabalho fundamental na integração dos jovens na sociedade.”

Bruno Pacheco afirmou ser fundamental valorizar o trabalho que os técnicos do centro têm vindo a desenvolver para que estes jovens se sintam integrados, acrescentando ser “importante que todos os jovens façam parte de uma forma ativa e plena na nossa sociedade.”

O programa OTL/J tem por objetivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável. Assim como, acumular experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.

O programa destinado às camadas mais jovens desenvolve-se através de sete subprogramas, nomeadamente: Ocupação em Férias; Férias com Cultura; Ambiente; Ciência em Férias; Jovens Solidários; Jovens Ativos que se desenvolvem no verão. E o subprograma Jovens Estudantes que decorre entre a primeira semana de Janeiro e a última semana de Maio.


GaCS

Sem comentários: