quinta-feira, 31 de maio de 2012

Governo assina contrato para a construção de auditório e requalificação do bloco sul da Escola Domingos Rebelo


A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, disse hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores continua a apostar na melhoria contínua do parque escolar, ao concluir o ciclo de construções de estabelecimentos de ensino.

Cláudia Cardoso falava na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada de construção do auditório e requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo, uma obra orçada em cerca de cinco milhões e trezentos mil euros, com um prazo de execução de quinze meses.

A governante afirmou, na ocasião, que esta é uma nova etapa na história daquela escola e um novo ciclo na reestruturação do parque escolar da região, que permite “ajustar a dimensão e as condições das escolas à promoção do sucesso escolar, combater o abandono escolar e superar situações de isolamento de escolas e de estabelecimentos de educação pré-escolar”.

Sublinhou, também, que o sistema educativo da Região Autónoma dos Açores é uma referência a nível nacional, sendo que a edificação e requalificação de escolas, que o Governo dos Açores tem levado a cabo, possibilita igualmente criar condições para alcançar melhores resultados, como se verifica com as taxas de pré-escolarização nos cinco anos, com as taxas de progressão nos três ciclos do ensino básico ou com a taxa de ingresso no ensino superior na região.

O Governo dos Açores continua a desenvolver um trabalho de renovação e manutenção das escolas de todas as ilhas, não se limitando a construir, mas também a requalificar e modernizar os estabelecimentos de ensino já existentes, garantiu a Secretária Regional da Educação e Formação, salientando que a conjuntura de crise atual “não impede o executivo regional de manter o seu nível de investimento público na Educação”.

O novo auditório a construir na Escola Secundária Domingos Rebelo incluirá uma biblioteca, salas de convívio para alunos e professores, bar, gabinete da direção, salas destinadas a psicólogos, novas salas de aula e um ginásio. No bloco sul da escola, que será alvo de profundas beneficiações, estão previstas obras de remodelação dos balneários, assim como a reparação da cobertura e novas salas de aula.

Cláudia Cardoso sustentou que, com o melhoramento da rede escolar, o Governo dos Açores cria condições efetivas para o sucesso e para a integração plena dos alunos, contribuindo, desta forma, para a motivação de toda a comunidade educativa.



Anexos:
2012.05.31-SREF-AssinaturaContratoObrasDomingosRebelo.mp3


GaCS

Sem comentários: