quinta-feira, 31 de maio de 2012

Presidente do Governo afirma que o investimento no apoio social é sempre reprodutivo


Carlos César considera importante que, nas políticas de reestruturação financeira e de gestão das finanças públicas, se tenha sempre em consideração que “as políticas sociais são sempre altamente reprodutivas do ponto de vista económico, do ponto de vista financeiro imediato e muita mais ainda do ponto de vista estratégico”.

O Presidente do Governo dos Açores afirma que “cortar nos apoios sociais é gerar outras despesas, outros desgastes, outras insuficiências que vão mais tarde, por outras vias, penalizar as finanças públicas e suscitar junto do Estado necessidades muito maiores e com consequências muito mais perniciosas para as pessoas e para a sociedade”.

A ideia foi defendida hoje na inauguração do novo Atelier de Tempos Livres (ATL) e da Creche da instituição particular de solidariedade social Kairós, na Fajã de Baixo. Representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros e vai contribuir para uma melhoria do apoio a um alargado número de crianças. É mais uma resposta positiva que a Kairós proporciona, satisfazendo e intervindo nos meios sociais em que tem especial vocação e ajudando muitas famílias no concelho de Ponta Delgada.

Carlos César fez questão de manifestar novamente o seu apreço por esta instituição “pela sua capacidade de intervenção junto de meios e de pessoas com capacidades muito diversificadas prestando um apoio que tem tido resultados evidentes na inserção de crianças e de jovens que apresentavam problemas de inclusão significativos”. É uma ação que se estende a pessoas de várias idades e várias necessidades especiais e este esforço partilhado que é desenvolvido por esta e outras instituições com o Governo Regional é hoje “motivo justificado de orgulho dos Açores”. A Região conta agora com 686 valências que implicam um apoio governamental anual que, no ano passado, atingiu os 75 milhões de euros. Serve mais de 30 mil pessoas e a este setor estão associados mais de 4 mil postos de trabalho.

No caso da infância e da juventude a Região tem uma taxa média de cobertura de 26%. No caso do concelho de Ponta Delgada o valor ronda os 30% mas, com estes novos serviços hoje inaugurados e com outras creches que vão surgir, deverá aumentar essa taxa de cobertura para os 33%, o que corresponde à taxa recomendada pelo Conselho Europeu de Barcelona como compatível com uma boa taxa de cobertura e de apoio social.

Ainda este ano o Governo Regional vai dar inicio à construção de mais cinco creches, um jardim de infância e dois centros ATL que vão servir nos Açores mais 500 crianças.

Anexos:
2012.05.31-PGR-Inauguração-ATL-Creche-Kairós.mp3

GaCS

Sem comentários: