quarta-feira, 23 de maio de 2012

Contrato de empreitada do Auditório do Museu dos Baleeiros assinado na próxima sexta-feira


O Diretor Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, assina na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 15h30, nas instalações do Museu dos Baleeiros, na ilha do Pico o contrato de empreitada de construção do Auditório do Museu dos Baleeiros.
Por despacho do  Presidente do Governo Regional, datado de 4 de abril de 2012, publicado no Jornal Oficial II Série n.º73 de 12 de abril de 2012, a empreitada foi adjudicada à empresa Nascimento Neves & Filho, Lda., pelo valor de 469.668,18 euros, mais IVA à taxa de 16%, pelo prazo de 270 dias.
Por despacho do Diretor Regional da Cultura, datado de 6 de fevereiro de 2011, o projeto de ampliação do Museu dos Baleeiros havia sido adjudicado ao Gabinete Rui Pinto & Ana Robalo, Arquitectos, Ldª, pelo valor de 39.700,00 euros, mais IVA à taxa legal em vigor.
O espaço museológico do Museu dos Baleeiros, que se encontra instalado nas antigas casas dos botes da vila das Lajes do Pico e que alberga um valioso espólio ligado à baleação, acolhe anualmente um vasto programa de atividades, concentrando nas suas instalações grande parte da oferta cultural da ilha.
Atualmente, a apresentação de espetáculos de vária natureza, o lançamento de publicações, a realização de ciclos de conferências e colóquios, bem como concertos de diversos estilos musicais têm lugar no espaço exíguo de uma cave, onde outrora funcionou um tanque de óleo.
Dotando assim a intensa atividade, proporcionada pelo Museu dos Baleeiros, de instalações condignas, a ampliação do Museu, mediante a construção de um auditório com capacidade para 98 lugares e com excelentes condições acústicas, contribuirá certamente para a criação de novas dinâmicas culturais.
O futuro auditório, que será contíguo ao Museu existente e interligado através de um acesso interior ao nível do piso 1, apresentará um edifício exterior de alvenaria e telha, em harmonia com o contexto envolvente, e uma estrutura interior em madeira, que homenageará as técnicas tradicionais, usadas na construção naval pelos mestres baleeiros.

GaCS

Sem comentários: