quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festas do Espírito Santo em fotografia no Museu de Angra


No âmbito da sessão inaugural do V Congresso Internacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo, que terá lugar no auditório do Museu de Angra do Heroísmo, pelas 19h30, esta instituição inaugura, na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, na antessacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, a exposição intitulada "Festas do Espírito Santo: A contemporaneidade da herança açoriana".

A mostra apresenta  fotografias da autoria de Mari Lyn e Vernon Salvador, datadas de 1976/77, e que integraram a exposição “Portuguese religious celebrations in the Azores and California”, patente em diversas instituições norte-americanas, no Museu de Etnologia, em Lisboa, e, nos Açores, entre 1981 e 1983.

Mari Lyn Salvador, nascida na Califórnia em 1943, tem desenvolvido a sua carreira profissional em torno do estudo da etnoestética e da valorização da arte no seu contexto de criação. Curadora-chefe do Museu Maxwell de Antropologia da Universidade do Novo México desde 1978, transitou, em 2005, para a direção do San Diego Museum of Man e, em 2009, para a direção do Museu Emily Hearst de Antropologia da Universidade da Califórnia. Com o marido, Vernon Salvador, de ascendência terceirense, executa a partir de 1976-1978, levantamentos e registos audiovisuais das Festas do Espírito Santo nos Açores e nas comunidades de emigrantes na Califórnia. Em 2011, regressa à Terceira, acompanhada pelo filho Sérgio Salvador, e retoma o registo fotográfico do culto do Divino, dando continuidade a um projeto ambicioso de criar, através da fotografia, uma espécie de lugar onde um mesmo povo, os que ficaram e os que emigraram,  se pode refletir e ligar no que foi inexoravelmente separado pelo espaço e pelo tempo.



GaCS

Sem comentários: