quinta-feira, 24 de maio de 2012

Diretor do Desporto diz que o projeto “Jogos das Ilhas” já deu frutos na Região


A representação desportiva açoriana inicia esta manhã, na Sardenha, Itália, a disputa dos Jogos das Ilhas (JDI) “Sardenha 2012”.
À chegada àquela ilha italiana, na noite passada, da delegação açoriana, o Diretor Regional do Desporto fez um balanço das participações da Região nestas miniolimpíadas destinadas a jovens de várias ilhas e regiões da Europa, considerando-as positivas, e fez uma antevisão da presente edição.
António Gomes disse que a participação nos JDI se insere “num projeto de preparação de médio e longo prazo dos nossos atletas, para o qual algumas destas seleções (das várias modalidades) já têm vindo a preparar-se, efetuando três anos de trabalho”.
O Diretor Regional sublinhou que esse trabalho tem dado frutos, com a prestação dos jovens cadetes açorianos a aumentar de qualidade e a subir na classificação geral, ao longo dos últimos anos, e “hoje é cada vez mais vulgar vermos os atletas que se prepararam e participaram nos Jogos das Ilhas a alcançarem lugar nas seleções nacionais”.
Sobre o desempenho da delegação açoriana nesta edição dos JDI, António Gomes disse esperar um resultado ao nível dos melhores dos últimos anos, prognosticando “um quarto ou quinto lugar”, entre as 12 seleções inscritas.
Os Açores estão representados por 91 jovens atletas, distribuídos por nove modalidades, nos XVI Jogos das Ilhas,  que decorrem de hoje até sábado.
As modalidades em competição são o andebol (masculino), atletismo (masculino e feminino), basquetebol (fem.), ginástica artística (masc./fem.), judo (masc./fem.), natação (masc/fem.), ténis (masc./fem.), ténis de mesa (masc./fem.), vela (masc./fem.) e voleibol (masc.). A Região não compete na ginástica artística, por esta modalidade não possuir expressão no arquipélago.
Participam nesta edição dos Jogos as ilhas ou regiões insulares Açores, Chipre, Corfu, Córsega, Martinica, Elba, Sicília, Sardenha, Jersey, Wight, Korkula e Malta.



GaCS

Sem comentários: