quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carlos César diz que a Escola deve ser uma segunda família para as crianças e jovens


O Presidente do Governo dos Açores destacou hoje a importância da Escola no processo de formação e desenvolvimento das crianças e jovens, salientando também o esforço que tem sido feito, na região, para melhorar as condições da população estudantil.

Falando na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de remodelação da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe – um empreendimento de mais de dois milhões de euros –, Carlos César aludiu às muitas obras feitas, ou em curso, para realçar a recuperação do “estado calamitoso” em que encontrou o parque escolar regional quando assumiu a presidência do Governo.

Concretamente, o Presidente do Governo lembrou que está em construção a nova Escola de Água de Pau, que está a ser ampliada a Escola Básica e Jardim de Infância de Angra do Heroísmo e que em breve arrancará a requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo.

Por outro lado, está em preparação o processo destinado à construção das novas instalações da Escola Gaspar Frutuoso e das novas escolas das Velas de S. Jorge e das Lajes do Pico, às quais se seguirá, mais tarde, a da Calheta de S. Jorge.

Com sublinhou, “trata-se, afinal, nesta última década e meia, de uma reforma praticamente integral de todas as escolas sob a nossa responsabilidade, do 2.º e 3.º ciclos e do secundário”,  a que acrescem as comparticipações e outros apoios governamentais a obras das câmaras municipais nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

“Oferecemos, assim, nas nossas ilhas, condições cada vez melhores de aprendizagem, procurando fazer das escolas espaços pedagógicos e afetivos onde todos se sintam com as mesmas possibilidades e onde se procuram compensar outras desigualdades advenientes dos meios e condições sociais donde são provenientes os alunos”, disse.

Para o Presidente do Governo, “nas idades em que a frequentam, sobretudo no âmbito da escolaridade obrigatória, a escola é, ou deve ser, para os jovens e para as crianças, uma autêntica segunda família onde se compensam e se completam em todo o seu processo de crescimento e formação.”

Mas, na sua opinião, a qualidade do parque escolar não bastará, por si só. Serão também importantes e decisivamente influenciadores “a estabilidade e o estímulo familiares, a situação económica do agregado, o equilíbrio emocional, o meio cultural, o acesso às novas tecnologias e as condições habitacionais.”

Paralelamente, haverá, como salientou Carlos César, outros aspetos em que as medidas adotadas pelo Governo poderão contribuir, como a adoção da matriz curricular regional ao reforço da aprendizagem em disciplinas estruturantes, como a Língua Portuguesa e a Matemática, e o Regulamento de Concursos do Pessoal Docente, “matéria em que a região foi pioneira.”

Outros casos foram também apontados pelo governante, designadamente o estabelecimento da gratuitidade da componente educativa e o conceito de rede única na oferta da educação pré-escolar, bem como as diversas medidas de combate ao insucesso e abandono escolar, nomeadamente a criação de Currículos Alternativos, Programas Específicos de Recuperação da Escolaridade, o Programa Cidadania, o Programa de Oportunidade/Integrar, o Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ).

Considerando que as escolas profissionais criadas nos últimos anos “têm contribuído bastante para a multifuncionalidade e resultados do nosso sistema educativo”, o Presidente do Governo disse que tudo isso resultou em “melhorias reconhecidas em aspetos como os das taxas de escolarização nas idades compreendidas entre os 3 e os 19 anos e nas taxas de ingresso no Ensino Superior, que aumentou 31,2% na última década.”

Carlos César deixou ainda a certeza de que o Governo Regional quer “trabalhar, com o maior acerto, para consolidar a estabilidade e a segurança das profissões ligadas ao sistema educativo, designadamente dos professores e do pessoal não docente.”

Anexos:   
http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/4C53AAD0-189D-43C1-AEC0-5A97A1C1AEA9/615487/20120530PGRPrimeiraPedraEBIdeRaboPeixe.mp3

GaCS

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