terça-feira, 29 de maio de 2012

Governo dos Açores valoriza o trabalho que tem sido realizado pelos Centros de desenvolvimento e Inclusão Juvenil


O complexo desportivo das Portas do Mar, em Ponta Delgada, recebeu, nos dias 24 e 25 de Maio, o torneio “Futebol de Rua 2012”.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, contou com a participação de 120 jovens integrados na rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) de São Miguel.

Bruno Pacheco, diretor regional da juventude, que esteve presente na final do torneio, agradeceu o empenho de todos na organização do evento. “Este torneio é a face visível do trabalho de todos os CDIJ e pelo qual o Governo dos Açores tem um enorme apreço. Sem o vosso empenho, que muitas vezes extravasa as funções previstas, os objetivos do Governo não seriam atingidos”.

 No Torneio participaram 16 equipas de diversas IPSS e CDIJ estando reservado o segundo dia de competição às equipas que transitaram para os quartos-de-final.

A final do Torneio realizou-se por volta da 13h00 com a entrega de prémios e com um jogo amigável entre os técnicos que acompanham os jovens.

O Torneio Nacional irá realizar-se em Beja de 19 a 22 de julho e o internacional será em outubro no México.

 O “Futebol de Rua” é uma competição de âmbito regional, nacional e internacional, sendo já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, de combate à fragilidade social, devolvendo a cada participante a autoestima e o sentimento de pertença a um grupo, esbatendo fronteiras sociais, capacitando e dotando os indivíduos de um maior sentido de responsabilidade e de partilha de objetivos.

“Como sabem, o Governo tem investido, de uma forma decisiva, para que todos os jovens tenham a sua oportunidade. Com os técnicos das IPSS e respetivas valências, com voluntários e com os dirigentes das várias instituições queremos que os jovens mais frágeis socialmente também tenham o seu lugar na sociedade açoriana.”, afirmou Bruno Pacheco na cerimónia de encerramento do torneio.

A iniciativa conta com a organização do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil  “Perkursos”, uma das várias valências da Kairós – cooperativa de incubação de iniciativas de economia solidária.

A rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil visa dar resposta a jovens, entre os 15 e os 21 anos, em risco de exclusão social ou com problemáticas multifacetadas como são, entre outras, o abandono familiar e/ou escolar, comportamento de risco na área das dependências e marginalidade.



GaCS

Sem comentários: