quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governo assinala Dia da Criança e Dia Mundial do Ambiente


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a desenvolver, em todas as ilhas do arquipélago, um conjunto de atividades pedagógicas destinadas a comemorar o Dia Mundial da Criança (1 de junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

O Dia Mundial do Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas,  marcando a abertura da Conferência de Estocolmo realizada na Suécia em 1972 e cujo tema central  foi  - O Ambiente Humano. Desde então, o dia 5 de junho passou a ser um dia particularmente  vocacionado para a tomada de consciência, educação e sensibilização ambiental.

Desta forma, a rede regional de ecotecas preparou, conjuntamente com diversas entidades, nomeadamente  câmaras municipais, juntas de freguesias associadas ao programa ecofreguesias e escolas inscritas no galardão eco-escolas, bem como  ONGAs da Região, um vasto programa de atividades, nos quais se destacam as limpezas a realizar em todas as ilhas, sob o tema “Lixo zero no mar”.

Estão a ser desenvolvidas atividades em todas as ilhas,  merecendo particular destaque a realização de uma ação de sensibilização destinada a pescadores e a todos os utilizadores do mar, destacando-se, ainda, no dia 6 de Junho, uma limpeza da orla costeira.

No Faial, já no próximo dia 2 de junho, em parceria com o município, pais e filhos serão convidados a realizar diversos jogos ambientais e atividades lúdica no parque da Alagoa. No mesmo local, no dia seguinte, avós e netos estão convidados a plantar uma endémica no mesmo local.

Na ilha das Flores, o destaque vai para uma visão desta ilha em 2030, que acontecerá no dia 5 de junho, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, aberta a toda a população.

Os graciosenses poderão usufruir de várias iniciativas, destacando-se,  no dia 5 de junho, a limpeza do areal da praia e visita ao centro de processamento e valorização de resíduos, pelos alunos da ilha.

Em Santa Maria, no dia 2 de junho, o Agrupamento 394, em colaboração com o Parque Natural e a Santa Casa, irão realizar  uma ação de limpeza na Praia Formosa.

Em S. Jorge, no dia 5 de junho, no centro de interpretação da Caldeira de Santo Cristo, será feito o lançamento da emissão filatélica “As fajãs dos Açores”, pela mão dos CTT em parceria com o Parque Natural da ilha de S. Jorge, bem como um conjunto de ateliers sobre recolha seletiva.

Os micaelenses poderão, de 21 de maio a 5 de junho, usufruir de diversas iniciativas, com destaque para ações de limpeza da orla costeira, passeios pela orla costeira integrados no hastear da primeira bandeira azul a nível nacional, no concelho da Lagoa.

Na ilha Montanha, as atividades a destacar serão realizadas em parceria com as autarquias das Lajes do Pico, Madalena e de S. Roque do Pico, designadamente jogos e várias iniciativas relacionadas com a separação de resíduos, destinadas aos alunos dos respetivos concelhos.

Finalmente, na Terceira, haverá a dinamização, entre outras iniciativas, de um atelier sobre resíduos e biodiversidade, numa parceria com a escola secundário Tomás de Borba.

Outras informações e pormenores  poderão ser recolhidas por consulta aos parques naturais e ecotecas das respetivas ilhas ou no portal http:\\sram.azores.gov.pt

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar convida todos os açorianos a associarem-se aos eventos que serão promovidos e a utilizarem uma peça de vestuário verde no dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente.

Para além do referido, será lançado um programa de sensibilização das crianças, para pertencerem a uma geração com Espírito Verde – Green Spirit Azores, que se compromete com a proteção do ambiente.



GaCS

Sem comentários: