sábado, 26 de maio de 2012

Comemorações do Dia da Região recriam cenas da época dos primeiros povoadores


A Vila da Povoação, que este ano acolhe as celebrações do Dia Região a 28 de maio, foi palco hoje de animadas e cuidadas recriações cénicas alusivas à época dos povoadores que, na década de 1430, escolheram este lugar para as primeiras expedições na ilha de São Miguel.

A Escola Profissional da Povoação Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira, com a colaboração da companhia de teatro “Máquina do Tempo”, proporcionou a representação do “Desembarque dos Primeiros Povoadores” e da “Feira do Povoamento”.

Um grupo de seis atores, proveniente do Porto da Ribeira Quente, desembarcou na praia dos Palâmes, na Povoação, dando início aos atos cénicos que constituíram toda esta teatralização.

Os “povoadores”, no momento do desembarque, juntaram-se a outros “colonos” e dirigiram-se para o Cais da Igreja Velha para celebrar a “Primeira Missa”. A encenação, a cargo da “Máquina do Tempo”, continuou com o “Erigir do Padrão dos Descobrimentos”, ocasião em que os atores envolvidos edificam a réplica de uma pedra em frente à Câmara Municipal.

Depois da encenação da “escravatura branca”, ao longo da Rua 1º Barão das Laranjeiras, o grupo de atores institui o Foral, no Largo D. João I, recriando um documento real utilizado em Portugal no seu antigo império colonial, que visava estabelecer um município e regular a sua administração, limites e privilégios.

O quadro cénico acabou com a “Feira do Povoamento”, animada por ranchos folclóricos, onde os atores, com trajes e costumes alusivos à época, recriam uma feira viva em movimento, ao longo da rua 1º Barão das Laranjeiras e no Largo D. João I. Os atores com papéis mais relevantes estavam providos de microfones sem fios, para que todos os diálogos encenados fossem compreendidos pela numerosa assistência ao longo do desenrolar das cenas.

Paralelamente a toda esta teatralização decorreram também jogos tradicionais da época naquele espaço.

Ao longo da noite de hoje, no Jardim Municipal da Povoação, haverá animação com concertos de filarmónicas, ranchos de música tradicional, um concerto de música tradicional açoriana, bem como mostras de diversas exposições de artesanato, fotografia e produtos da gastronomia local.

Presentes nestas celebrações estão o Presidente do Governo, Carlos César, e o Presidente da Assembleia Legislativa, Francisco Coelho.

As comemorações do Dia dos Açores, e eventos associados, são organizadas pelo Governo Regional e pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, este ano com a colaboração da Câmara Municipal da Povoação.



GaCS

Sem comentários: