quinta-feira, 24 de maio de 2012

Torneio de futebol de rua para jovens em risco nas Portas do Mar


Tem lugar, dias 24 e 25 de maio, no complexo desportivo das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o torneio “Futebol de Rua 2012”.

O evento, promovido pela Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, conta com a participação de 120 jovens integrados na rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) de São Miguel.

O torneio, no qual participam 16 equipas de diversas IPSS e CDIJ, teve início às 9h00 e decorre hoje até às 17h40.

No dia 25 de Maio, às 9h00, entram em campo as equipas que transitaram para os quartos-de-final. A final do torneio “Futebol de Rua 2012” está agendada para as 12h40 e a sessão de encerramento, com entrega dos prémios, para as 13h00.

Os técnicos que acompanham os jovens também participam no evento, com um jogo amigável a ter lugar às 12h00.

O “Futebol de Rua 2012” conta com a organização do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil “Perkursos”, da Kairos.

A rede regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil visa dar resposta a jovens, entre os 15 e os 21 anos, em risco de exclusão social ou com problemáticas multifacetadas como são, entre outras, o abandono familiar e/ou escolar, comportamento de risco na área das dependências e marginalidade.

A intervenção dos CDIJ é feita a três níveis, nomeadamente ao nível do comportamento, ao nível da relação interpessoal e ao nível dos esquemas cognitivos. Paralelamente são dadas aos jovens ferramentas que lhes forneçam competências para uma verdadeira integração social, como é o caso da formação escolar ou profissional. 



GaCS

Sem comentários: