terça-feira, 29 de maio de 2012

Obras de reparação das calamidades na estrada regional começam em junho na Bretanha


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou hoje que as obras de reparação dos estragos causados pelas calamidades do início do mês avançam já no mês de junho, com caráter de urgência.

José Contente informou que a atenção do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), está agora direcionada para a reposição das normais condições de circulação e segurança nos troços afetados pelo mau tempo. “Estamos a concluir os projetos para intervirmos rapidamente na Bretanha e Feteiras para repormos a transitabilidade na zona noroeste da ilha, que sofre alguns condicionalismos de tráfego”, referiu.

O Secretário Regional insistiu na urgência destas obras, nomeadamente no troço entre o João Bom e os Remédios e nas Feteiras (acesso às Sete Cidades), “é preciso acudir a estas populações, alocar verbas para obras urgentes, resolver estes danos e devolver a segurança aos açorianos, sublinhou. As intervenções em resultado de calamidades implicam um reforço de investimento público global na ordem dos 2,5 milhões de euros.

Neste sentido, José Contente elogiou o corpo técnico da SRCTE, desde os técnicos, operacionais, engenheiros e departamento jurídico, que executa os procedimentos necessários com a maior brevidade possível em situações desta natureza. “Não nos falta entusiasmo e profissionalismo para resolvermos, em tempo útil, estes problemas”, acrescentou.

O governante, que falava na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada de beneficiação da E.R. n.º 1-1ª, na Lombinha da Maia, concelho da Ribeira Grande, relembrou a elevada percentagem de estradas reabilitadas na ilha de S. Miguel, que traduz a qualidade e modernidade da rede viária da ilha.

“A rede de estradas regionais de S. Miguel é boa ou muito boa na sua maioria, com bons pisos, sinalização, drenagens. Estradas modernas e seguras que garantem transitabilidade em conforto e segurança, boas acessibilidades representam um fator de desenvolvimento local”, sublinhou José Contente.

O Secretário Regional dos Equipamentos deu como exemplos algumas das poucas intervenções que faltam concretizar a médio prazo, nomeadamente na zona nordeste e sudeste da ilha, “obras que vão merecer atenção num futuro próximo”, garantiu porque “o que falta fazer é muito menos comparado com a grande obra que já foi feita”.

A empreitada adjudicada à Tecnovia Açores irá requalificar a artéria central da freguesia da Lombinha da Maia, e consistirá na remoção da pedra de calçada e abertura de caixa para a construção de uma nova estrutura de pavimento. Ainda neste troço serão construídos passeios e melhorado o sistema de drenagem.


GaCS

Sem comentários: