terça-feira, 22 de maio de 2012

Governo enaltece jovens criadores açorianos na apresentação da Mostra LABJOVEM 2012


O Secretário Regional da Presidência destacou hoje o “trabalho consistente e de qualidade dos jovens criadores dos Açores”, o que, acrescentou, “transforma o concurso LABJOVEM num evento de reconhecido mérito”.

As palavras de André Bradford foram proferidas na sessão de apresentação da Mostra LABJOVEM 2012 onde também enalteceu o “papel das parcerias que têm trabalhado neste projecto”, as quais, disse, “são fundamentais para o fomento da interligação das políticas públicas com as instituições que trabalham com e para os jovens açorianos”.

A Política de Juventude do Governo dos Açores, de acordo com André Bradford, “desenvolve uma componente muito importante que se consubstancia em fomentar a criatividade dos nossos jovens, fornecendo as ferramentas e as possibilidades para criar e ainda o ambiente propicio para a sua experimentação”.

André Bradford sublinhou que o LABJOVEM é um projeto “de sucesso e com provas dadas”, o qual, com o apoio do Governo dos Açores, para além do espaço e do ambiente que proporciona para desenvolvimento da criatividade dos jovens, “é também uma forma inequívoca de acreditar no carácter reprodutivo deste trabalho”, acrescentando que “já existem bons exemplos que demonstram isso”.

A Mostra LABJOVEM 2012, pela primeira vez, vai percorrer todas as Ilhas dos Açores, o que para o governante “é um esforço que merece ser salientado” porque permite dar a conhecer a todos a criatividade dos nossos jovens que, considerou, “já faz parte do nosso património com muita satisfação e honra”.

André Bradford, no final da sua intervenção, disse “que a ambição agora é levar a mostra para fora da Região”, o que, anunciou, “deverá acontecer em Fevereiro do próximo ano, nas cidades de Lisboa e Porto”.

A componente expositiva do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores, coorganizada pela Direção Regional da Juventude e pela Associação Cultural Burra de Milho levará a todas as Ilhas obras selecionadas pelo júri da 3ª edição deste concurso, em formato de mostras reduzidas e atividades segmentais, com o objetivo de “potenciar a descentralização da exposição e a abrangência de diferentes públicos”.

O périplo desta mostra, constituída por obras nas áreas de Arquitetura, Design de Moda, Design Gráfico, Banda Desenhada, Ilustração e Vídeo, tem início a partir do próximo dia 1 e até 10 de Junho na Ilha Graciosa; seguindo para a Ilha de S. Jorge, de 19 a 30 de Junho; o Pico, de 10 a 19 de Julho; o Faial, de 1 a 10 de Agosto; S. Maria, de 22 a 27 de Agosto; S. Miguel, de 14 de Setembro a 14 de Outubro; Terceira, de 17 de Novembro a 2 de Dezembro.

Nos dias 10 e 11 de Novembro, a mostra finalizará a sua viagem ao arquipélago com a exposição nas Ilhas do Corvo e Flores respetivamente.



GaCS

Sem comentários: