quinta-feira, 31 de maio de 2012

“Mais Erasmus é igual a Mais Europa"


O Diretor Regional da Juventude enfatizou a importância dos programas de mobilidade e aprendizagem para os jovens açorianos na aquisição de competências formais e informais.

Bruno Pacheco, que apresentou uma palestra intitulada “Importância do Programa Erasmus e Outros Similares na Vida dos Jovens Açorianos e na Região”, no âmbito das comemorações dos 25 anos do programa “Erasmus”, ontem, na Universidade dos Açores, referiu que “os objetivos definidos em muitos dos programas europeus de aprendizagem e mobilidade encontram-se espelhados no Programa do Governo”.

Para o Diretor Regional da Juventude “Mais Erasmus é igual a Mais Europa", relembrando que além de incentivar a participação dos jovens açorianos nos programas europeus “o Governo dos Açores tem disponibilizado vários mecanismos de mobilidade interna e externa, através de programas como o Bento de Góis, que possibilita a deslocação dos jovens não só entre as várias ilhas do arquipélago mas também entre o continente e os Açores, através do Cartão Interjovem que possibilita a mobilidade entre as ilhas da Região a preços reduzidos e ainda através de programas como o Juventude em Ação que possibilita uma mobilidade a nível internacional “, acrescentou.

Alguns dos objetivos do Programa Europeu “Erasmus” visam, precisamente, contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por ela conferidas, reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania ativa e a cidadania europeia. O "Erasmus" pretende ainda promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade, objetivos estes que, segundo Bruno Pacheco, coincidem com o programa do Governo dos Açores na área da Juventude.

Para Bruno Pacheco outro cenário que traduzirá num aspeto positivo a existência de programas europeus como o “Erasmus”, “Eurodisseia” e “Leonardo da Vinci”, será o atual quadro de crise e de desconfiança que tem afetado a Europa. Para o Diretor Regional da Juventude estes programas possibilitarão um conhecimento mais profundo de cada país cultivando o sentido de pertença e de união europeia.

O programa “Erasmus”, que existe desde 1987, está Integrado no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

O Programa diz respeito ao ensino superior formal, bem como a educação e formação profissionais de nível superior, independentemente da duração do curso ou da qualificação, incluindo os estudos de doutoramento.

Ao contrário dos outros programas enquadrados no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, o “Erasmus” inclui a formação profissional de nível superior, tendo esta deixado de ser abrangida pelo programa Leonardo da Vinci.



GaCS

Sem comentários: