quinta-feira, 31 de maio de 2012

Intervenção da Secretária Regional da Educação e Formação


Texto integral da intervenção da Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, proferida hoje, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de construção do corpo do auditório e requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo:

“Assinalamos hoje uma nova etapa na história da Escola Secundária Domingos Rebelo e um novo ciclo na restruturação do parque escolar da Região Autónoma dos Açores. É motivo de regozijo para a Escola e é motivo de regozijo para o sistema educativo regional.

Para a Escola Secundária Domingos Rebelo porque vê assinado o contrato de empreitada de construção do corpo de auditório e de requalificação do seu bloco Sul, uma obra orçada em cerca de cinco milhões e trezentos mil euros que abrange duas vertentes distintas: uma que visa a construção de um edifício destinado a receber um novo auditório e outra que pretende requalificar o bloco Sul, através de obras de beneficiação e conservação, modernizando e melhorando os espaços de apoio e a imagem da frente urbana do complexo escolar da Secundária Domingos Rebelo.

Para o sistema educativo regional porque ao concluirmos, como tivemos oportunidade de publicamente anunciar, o ciclo das construções escolares, mantemos a nossa atenção na melhoria contínua do parque escolar, relembrando a oposição – a oposição cega, para quem a contestação, a negação e a inverdade, e não o serviço público, parece ser a essência da política – relembrando a oposição, dizia, que o Governo dos Açores desenvolve continuamente um trabalho honrado de renovação e manutenção das escolas de todas as ilhas. Não nos limitamos a construir, embora façamo-lo com orgulho quando se verifica a inexistência de oferta para a população escolar existente. Também requalificamos e modernizamos os edifícios escolares já existentes.

Ao contrário de outros, não nos move o vão desejo de visibilidade, a busca incessante de figurar em lugar de destaque nos telejornais, o feedback ruidoso.

Em matéria de Educação move-nos, e sempre nos moverá, ajustar a dimensão e as condições das escolas à promoção do sucesso escolar, combater o abandono escolar, favorecer o desenvolvimento de um projeto educativo comum, numa lógica de articulação vertical dos diferentes níveis e ciclos de escolaridade, e superar situações de isolamento de escolas e de estabelecimentos de educação pré-escolar.

Movem-nos os outros, as nossas crianças, os nossos jovens. Juntos sabemos que construímos o futuro.

É também, estou certa, motivo de regozijo para o nível de desenvolvimento económico regional, sobretudo no período de incerteza e agonia que atravessamos – e que nos atravessa – porque o adjudicatário é, meritoriamente, uma empresa regional em consórcio.

O momento difícil em que vivemos não impede o Governo dos Açores de manter o seu nível de investimento público na Educação. Onde outros, na República, determinam a paragem de obras em curso, nós avançamos, rumo ao futuro.

Queremos escolas novas, adequadas, bem apetrechadas, propiciadoras da melhoria das aprendizagens. Mas também queremos escolas melhoradas, redimensionadas, requalificadas.

O novo espaço a edificar da Escola Secundária Domingos Rebelo será composto por três alas que ocupam 4 pisos diversos. Biblioteca e respetivas áreas de arquivo, salas de convívio para alunos e para professores, bar, Gabinetes dos Diretores de coordenação, gabinete da Direção, salas destinadas aos Psicólogos, novas salas de aula e um Ginásio, todos irão localizar-se neste edifício, que pretende constituir-se como uma área complementar ao Ginásio Polidesportivo, onde poderão ser lecionadas aulas de Dança.

Já quanto à beneficiação e requalificação do bloco Sul, estão previstas obras profundas de remodelação dos balneários existentes, bem como a reparação da cobertura e salas de aula, bem como a beneficiação da instalação sanitária de apoio ao conselho executivo, hall de entrada e circulações.

O Governo dos Açores continua, pois, a fazer obra. Ao fazer obra melhora a rede escolar, mas, mais do que isso, cria condições efetivas para o sucesso escolar e para a integração plena de crianças e jovens. Ao fazer obra contribui para a motivação da comunidade educativa, para a valorização da escola e para a sua qualificação.

Aqui, na Escola Secundária Domingos Rebelo, como na Escola Básica e Integrada da Horta, Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, na Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, Escola Básica Integrada de Ponta Garça, Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, por todas as ilhas dos Açores, do Corvo a Santa Maria, reestruturamos consciente e orgulhosamente a rede escolar do sistema educativo regional. Apostamos num sistema educativo mais democrático, mais inclusivo, integrador das diferenças e promotor da igualdade. Dizemos sim ao papel essencial do Estado em matéria de educação.

Fazemos do sistema educativo da Região Autónoma dos Açores uma referência no panorama nacional. E continuaremos a fazer.

A construção ou requalificação de escolas não se consubstancia apenas em novas estruturas físicas, em cimento sobre blocos e betão. A construção ou requalificação de escolas também permite criar condições para termos melhores resultados, como os que se verificam com as taxas de pré-escolarização nos 5 anos, com as taxas de progressão nos três ciclos do ensino básico, com a taxa de ingresso no ensino superior na Região Autónoma. Os números comprovam-no.

Agradecer-nos-ão os cidadãos de amanhã. Agradecer-nos-ão os nossos filhos. Não lhes deixaremos somente o espaço físico, o património material. Deixaremos mais, muito mais do que isso: deixar-lhes-emos a possibilidade da educação, a possibilidade do conhecimento, a possibilidade do saber. Deixamos-lhes a possibilidade do ser e do pensar.

Como Domingos Rebelo – o pintor – a quem devemos as mais iconográficas imagens dos Açores, queremos, no presente, deixar feito o amanhã. Seremos, por certo, lembrados por isso.”


GaCS

Sem comentários: