quarta-feira, 23 de maio de 2012

José Contente elogia o trabalho da Associação Norte Crescente no concelho de Ponta Delgada


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou hoje o Espaço TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas Capelas, uma infraestrutura pedagógica afeta à Associação Norte Crescente.

José Contente elogiou o dinamismo e trabalho da associação implementada nas freguesias norte do concelho de Ponta Delgada que presta “relevantes serviços” no âmbito da formação e informação a um conjunto de pessoas que frequentem a associação e que procuram a cultura digital. “Fazem um trabalho meritório, um trabalho que deve ser reconhecido e apoiado, e é por isso que o Governo dos Açores inaugura mais esta valência aqui na Vila das Capelas”, acrescentou.

O governante sublinhou a oportunidade que a Norte Crescente dá aos jovens que saíram do ensino regular mas que encontram aqui um espaço de formação e mais uma oportunidade para concluírem, por equiparação, o 9º ano, a escolaridade obrigatória.

“Este Espaço TIC é mais uma oportunidade que estes espaços dão e que estas associações prestam aos Açores e ao desenvolvimento sustentável da nossa Região. O Governo Regional, nesta matéria, continuará a apoiar estas valências que muito têm contribuído para a difusão da cultura digital nos Açores”, afirmou José Contente.

O Secretário Regional relembrou, a propósito, que segundo os últimos dados do INE, a Região apresenta índices muito significativos ao nível da posse de computadores, ao nível da utilização da internet e ao nível da existência de banda larga em agregados familiares dos 16 até aos 64 anos. Estes dados “são expressivos” porque colocam os Açores acima de quase todas as regiões do país, com exceção de Lisboa.

Para o governante, a estatística confirma que “fizemos aqui uma grande caminhada desde 2003 – ano em que começaram a ser conhecidos estes três indicadores –, começamos com percentagens muito baixas, eramos das últimas regiões do país e agora somos a segunda, só abaixo de Lisboa, em que se utilizam mais as tecnologias de informação e comunicação”.

Atualmente existem 80 Espaços TIC espalhados pelas ilhas, que recebem uma média de duas mil pessoas por dia.



Anexos:
2012.05.23 - InauguraçãoEspaçoTIC Capelas.mp3

GaCS

Sem comentários: