terça-feira, 29 de maio de 2012

Vaivém do Oceanário de Lisboa nos Açores


Por iniciativa do Centro de Jovens Naturalistas de Santa Maria, o Vaivém do Oceanário de Lisboa esteve até hoje em Vila do Porto. Neste dispositivo transportável, assente sobre um camião, é possível interagir com diversas atividades e objetos do enorme aquário instalado em Lisboa. Desta forma, os participantes nas atividades recebem diversas informações sobre o fascínio e o limite de utilização dos diversos mares.

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, acompanhou hoje uma visita de residentes no Recolhimento de Santa Maria Madalena ao Vaivém. À margem da visita, o Diretor Regional mencionou que este “é um interessantíssimo equipamento, que fascina os visitantes não apenas pelo conteúdo, mas também pela simpatia e conhecimento dos técnicos do Oceanário de Lisboa aqui deslocados. Os conhecimentos sobre o mar adquiridos durante a explicação, assim como a ênfase para algumas diferenças entre a realidade regional e continental, enfatizam a necessidade de uma abordagem específica para a educação e ação marinha nos Açores.”

Para além dos Jovens Naturalistas, foram essenciais para o sucesso da primeira visita do Vaivém do Oceanário aos Açores as autarquias de Vila do Porto e Ponta Delgada, Transinsular, AtlânticoLine e a Pousada da Juventude de Santa Maria. Na Ilha de Santa Maria, resultado de uma pequena avaria, acabaram por colaborar voluntariamente diversos cidadãos marienses especializados em mecânica, informática e hidráulica numa reparação que durou até de madrugada.

Em seguida, o Vaivém irá para São Miguel, onde estará aberto a visitas nas Portas da Cidade, desde um a sete de Junho. Dado o sucesso da iniciativa, já está a ser equacionado o regresso do Vaivém aos Açores no próximo ano. A presença do Vaivém no arquipélago integra-se no “Açores Entre Mares”, um período dedicado à divulgação e reflexão sobre os oceanos que decorre entre o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho).


GaCS

Sem comentários: