terça-feira, 29 de maio de 2012

Eficiência na utilização da energia deve ser uma prioridade


Numa intervenção que proferiu sobre a “Importância da Educação para a Energia”, realizada na Escola Secundária das Laranjeiras, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Energia, a Diretora Regional da Energia, advogou que é necessário utilizar a energia de forma racional e eficiente.

Catarina Furtado disse, hoje, em Ponta Delgada, que os Açores são nove parcelas isoladas do território nacional com grande dependência em relação às flutuações dos preços do petróleo.

Recordou que na Europa a importação de energia é cada vez maior, numa altura em que as reservas de combustíveis fósseis diminuem e os preços sobem cada vez mais, advogando que cada cidadão deve optar por aparelhos energeticamente mais económicos e por serviços que consomem menos energia.

Catarina Furtado frisou a existência de alguns estudos que indicam que, na Europa, é possível reduzir o consumo de energia em 20 por cento até 2020 e sublinhou que isso pode ser alcançado através de uma mudança de comportamento dos consumidores e do investimento em tecnologias energéticas mais eficientes.

Considerou, também, que a educação deve ser vista como um vetor fulcral para ultrapassar os desafios que todos enfrentam em matéria de energia e admitiu que serão, por certo, os jovens de hoje que farão a diferença como utilizadores de energia no futuro.

Na opinião de Catarina Furtado, melhorar a eficiência da utilização da energia deve ser uma prioridade inadiável para todos.


Anexos:
2012.05.29-DRE-NoDiaNacioanlDaEnergia.mp3


GaCS

Sem comentários: