quinta-feira, 31 de maio de 2012

Governo dos Açores assina protocolo para prevenção do abandono escolar


A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), vai estabelecer amanhã, 1 de junho, às 11h30, na EBS de Vila Franca do Campo, em São Miguel, um protocolo de cooperação para a implementação do projeto piloto de Prevenção do Abandono Escolar Precoce “ABC – A Vida é Divertida”, uma sessão que contará com a presença da Presidente do IDSA, Paula Ramos.

Para a implementação do “ABC – A Vida é Divertida”, o IDSA conta com a parceria da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, da Casa do Povo de Vila Franca do Campo, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo, da Polícia de Segurança Pública, do Centro de Saúde de Vila Franca do Campo e da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo.

Numa sociedade cada vez mais escolarizada, o abandono e absentismo escolar assumem-se como um fenómeno alvo de preocupação dadas as suas repercussões sociais, pelo que urge intervir ao nível da sua prevenção.

É com esse propósito que surge o “ABC – A Vida é Divertida”, cujo público-alvo são os alunos do 1º ano do 1º ciclo, já que uma intervenção precoce possibilita a diminuição do absentismo e do insucesso escolares no 2º ano e assim sucessivamente.

O IDSA considera que o abandono/absentismo escolar deve ser encarado não apenas como um problema escolar, mas sim, como uma questão multifatorial, visto que remete para aspetos da personalidade dos alunos, do seu ambiente sociofamiliar, das dinâmicas escolares e do próprio currículo.

Daí a importância das parcerias estabelecidas no presente protocolo, as quais permitirão a mobilização dos recursos mais adequados para fazer face à multidimensionalidade do fenómeno do abandono e do insucesso escolares.

A criação de parcerias permite, ainda, o envolvimento de toda a comunidade na reflexão e na proposta de ações para combater e prevenir o abandono escolar.

O projeto piloto “ABC – A Vida é Divertida” vigorará até ao ano letivo 2014/2015, permitindo o acompanhamento dos alunos até ao 4º ano do 1º ciclo de escolaridade.


GaCS

Sem comentários: