terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ana Paula Marques visita obras na Graciosa



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou hoje, as obras de remodelação e ampliação do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz e as obras de remodelação e adaptação de quatro moradias para idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa.

Ana Paula Marques, que se fez acompanhar pela Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, considerou que as mesmas decorrem a “bom ritmo”.

Referindo-se à segunda fase das obras de remodelação e reabilitação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz, orçada em 500 mil euros, a governante regional salientou a importância deste investimento que se insere na estratégia desenvolvida pelo Governo no âmbito da rede de equipamentos e serviços sociais, e que tem como objectivo proporcionar melhores condições às pessoas idosas.

As obras em causa visam a adaptação das instalações sanitárias para pessoas portadoras de deficiência, eliminação de barreiras arquitectónicas, colocação de nova pavimentação, remodelação da cozinha, incluindo a implementação do HACCP, plano de emergência e detecção de incêndios e pintura de interior e exterior do edifício.

Remodelação das instalações eléctricas, instalações de dados e voz, sistema solar térmico para aquecimento de água e aquecimento central e construção de garagem e acesso de modo a permitir a instalação de painéis termodinâmicos, em alternativa ao maciço em betão para respectiva fixação são outras das intervenções previstas.

Face à empreitada em curso, torna-se necessário a reprogramação da abertura do concurso público para as obras de construção de uma creche e de um centro de actividades ocupacionais para deficientes, tendo em conta que as alterações ocorridas no lar de idosos, nomeadamente a remodelação da cozinha vai permitir que a mesma sirva todas as valências desta instituição, não sendo, por isso, necessário construir mais uma cozinha, evitando, assim, o desperdício de recursos.

Já as obras de remodelação e adaptação de quatro moradias, de tipologia T1, para idosos da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, que contam com um investimento de cerca de 300 mil euros, deverão estar concluídas até ao último trimestre deste ano.

Com estas iniciativas, o Governo visa reforçar a oferta de equipamentos de apoio à infância e ao idoso na ilha Graciosa.



GaCS/SM

Sem comentários: