terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Governo inicia ronda de contactos para apresentar revisão do SIDER




O Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, inicia amanhã um conjunto de reuniões com as câmaras do comércio e indústria regionais e com outras entidades empresariais, para apresentação das propostas de revisão do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER).

Este conjunto de alterações a apresentar aos parceiros sociais surge na sequência da revisão intercalar realizada pela Secretaria Regional da Economia durante o segundo semestre de 2010, bem como de um conjunto de audições realizadas com os diversos parceiros sociais, nomeadamente com o Conselho Regional da Incentivos.

Assim, Vasco Cordeiro encontra-se amanhã com os representantes da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA) e com a Associação de Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal (AHRESP).

Na quinta-feira o Secretário Regional da Economia encontra-se, em Angra do Heroísmo, com representantes da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e, na sexta-feira, na Madalena, com os representantes da Associação Industrial e Comercial da Ilha do Pico (ACIP).

Ainda na sexta-feira, Vasco Cordeiro encontra-se, na Horta, com os representantes da Câmara do Comércio e Indústria da Horta (CCIH).

O SIDER recebeu, desde o início da sua vigência, mais de 600 candidaturas às quais corresponde um investimento superior a 400 milhões de euros.

Segundo Vasco Cordeiro, estes valores permitem concluir que “o sistema está a funcionar e a responder às necessidades dos empresários regionais como se comprova pelo facto de, de 2009 para 2010, e apesar das circunstâncias que são conhecidas, se ter registado um aumento nos montantes contratados no âmbito do sistema de incentivos de 69 milhões de euros para 74 milhões de euros”.

A revisão intercalar destina-se, por isso, a introduzir “eventuais aperfeiçoamentos que possam ser adoptados, no sentido de que este sistema possa responder cada vez mais às necessidades dos empresários”.


GaCS/NM

Sem comentários: