sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Carlos César diz que não há politiquice que se oponha ao melhor desempenho dos Açores nesta crise



O Presidente do Governo dos Açores disse esta tarde que não são sérias as pessoas que comparam dados que não são comparáveis.

Carlos César respondia assim a críticas proferidas pela líder do maior partido da oposição, sublinhando que “a política deve ser feita com honestidade e não com truques nem com falsas modéstias.”

Para o governante, não podem ser comparados alguns dados, como o desemprego ou, até, o desempenho empresarial, no meio de uma crise económica e financeira mundial, com o tempo em que se estava a assistir a um processo de expansão e de crescimento, há três ou quatro anos atrás.

“Essa comparação não é uma comparação para pessoas sérias. As pessoas sérias o que devem comparar é – nesta situação de crise internacional e de crise nacional – qual é o desempenho dos Açores em termos comparados”, sustentou.

Como fez questão de apontar, “a verdade é que esse desempenho é muito bom, ou seja, o desemprego é mais baixo nos Açores, o número de falências é mais baixo nos Açores, o desempenho das empresas é melhor nos Açores, a protecção das pessoas também é maior nos Açores e nós devemos orgulhar-nos disso.”

Realçando que as estatísticas não enganam e revelam indicadores que “não somos nós que inventamos”, Carlos César precisou que quem divulga esses dados são as instituições científicas que analisam a actividade económica e a actividade social.

“E esses indicadores revelam que, neste contexto de crise em toda a parte do mundo, a nossa crise é menor, ou seja, o nosso desempenho é melhor”, disse, concluindo que “contra isso não há politiquice que se possa opor e que possa contraditar aquilo que eu tenho dito.”



GaCS/CT

Sem comentários: