sábado, 12 de fevereiro de 2011

Governo e Fundação Pauleta promovem desporto nas comunidades



A Directora Regional das Comunidades convidou a Fundação Pauleta para o desenvolvimento de um projecto em prol das associações que, na diáspora açoriana, promovem práticas desportivas e, por esta via mantêm o gosto pelo desporto em geral e pelo futebol em particular.

A iniciativa foi apresentada numa reunião que Graça Castanho teve com o jogador internacional de futebol açoriano, Pedro Pauleta, da qual saiu o compromisso da concretização de um projecto que, segundo a responsável, “dignifique as comunidades e que dê a conhecer aos Açorianos e Açorianas que vivem nas ilhas uma faceta importantíssima da nossa diáspora, mas pouco falada”.

A Directora Regional deu a conhecer que “nos EUA e Canadá, existe perto de uma centena de Associações e Clubes que, para além de desenvolverem actividades nas áreas social e cultural, apostam no desenvolvimento global das crianças e jovens, com enfoque no desporto”, sustentando que “esta é a hora da verdade para os Clubes e Associações Comunitárias que tanto têm feito pelas crianças e jovens açorianos ou açordescendentes pelo mundo fora e, de modo especial, nos EUA e Canadá”.

Na opinião de Graça Castanho o “desporto é uma prática social de grande relevância na vida das gerações mais novas”, acrescentando que “não podemos continuar a ignorar o papel primordial que estas associações e clubes têm desempenhado nas comunidades da diáspora açoriana”. A responsável considera que a “estes organismos, verdadeiras escolas de preparação para a vida, devemos grande parte do sucesso da integração dos nossos emigrantes, seus filhos e filhas.”

A Directora Regional das Comunidades sublinha a “relevância social dos clubes da nossa diáspora” lembrando que “estas associações trazem vivo o património cultural açoriano”. “Nelas as crianças e jovens desenvolvem o gosto pela terra de origem. São milhares as famílias, os atletas, dirigentes e técnicos envolvidos em diferentes modalidades desportivas, com destaque para o desporto-rei, que os liga a todos a Portugal, em geral, e aos Açores, em particular”, acrescentou.

Neste contexto, Graça Castanho realçou que é “muito frequente os clubes terem uma ligação especial aos clubes nacionais e regionais, nomeadamente Benfica, Porto, Sporting, Santa Clara, Angrense, Praiense, Fayal Sport Clube, etc., de acordo com a ilha de origem. Emigrantes de várias gerações acompanham as equipas portuguesas nos campeonatos nacionais, europeus e mundiais e, em torno do futebol, muita conversa e convívio acontecem, mantendo os laços às origens em Língua Portuguesa”.

Pelo trabalho desenvolvido, de acordo com a Directora Regional, “estas associações merecem um olhar atento e reclamam há décadas o reconhecimento do seu papel na formação desportiva e social de milhares de jovens que, de outra forma, poderiam ter optado por projectos de vida menos dignificantes”.

Graça Castanho conclui que “se é bem verdade que nem todos os desportistas ascenderam ao patamar da fama, muitos houve e há que chegaram muito longe no desporto, importando, neste momento, homenageá-los e agradecer-lhes o terem levado o nome dos Açores tão longe, para que os mesmos sirvam de modelo e de exemplo vivo às novas gerações, muitas vezes conformadas com a passividade das play-stations e dos computadores”.



GaCS/LFC

Sem comentários: