sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Governo implementa programa de Redução do Impacto da Violência Conjugal sobre os Menores



O Governo dos Açores vai implementar na Região o programa de Redução do Impacto da Violência Conjugal sobre os Menores.

A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, que homologou hoje vários protocolos com vista à sua concretização, destacou a importância desta iniciativa. Foi numa cerimónia que decorreu no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

Referindo-se ao impacto da violência conjugal sobre os menores, Ana Paula Marques considerou mesmo que “este flagelo constitui uma forma de maltrato infantil que prejudica múltiplas áreas do desenvolvimento da criança”, acrescentando que “embora algumas dessas crianças e jovens consigam, mesmo assim, manter-se ajustadas e sem sintomas decorrentes dessas vivências, muitas outras manifestarão de forma diversa o impacto que os contextos familiares lhes imprimiram e muitas perpetuarão o modelo de relacionamento pautado pela violência, quer como agressores, quer como vítimas”.

Este programa resulta de um trabalho em parceria entre a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, a Universidade da Corunha, a Fundação Meniños, o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica e a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

De acordo com a governante regional, os Açores vão passar, assim, a ter “programas estruturados e integrados de intervenção para agressores, para vítimas conjugais e para os filhos dessas famílias”.

Na ocasião, Ana Paula Marques destacou ainda a criação dos Pólos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, uma intervenção de proximidade atenta às especificidades deste fenómeno.

Segundo recordou, os Pólos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica congregam entidades públicas e privadas, com intervenção directa e indirecta na problemática, na medida em que pela sua proximidade às populações se configuram como agentes privilegiados para prevenir e impulsionar a mudança face ao fenómeno da violência doméstica. Estes pólos visam dar uma resposta imediata de suporte às vítimas sem sobreposição na ajuda, numa lógica de co-responsabilização de todas as entidades intervenientes, nas diferentes dimensões do fenómeno da violência doméstica.

A implementação dos Núcleos de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, aos quais será associada uma valência de acolhimento de emergência para vítimas foi outra das medidas realçadas pela governante regional.

Recorde-se que estes núcleos constituem estruturas de suporte para que os objectivos dos Pólos sejam concretizados.

Ainda com o objectivo de aumentar a protecção e a segurança das vítimas, o Governo deverá implementar, neste trimestre, o sistema de Teleassistência, destinado a vítimas de violência doméstica.

No âmbito das Jornadas sobre a Redução do Impacto da Violência Conjugal sobre os Menores, decorre amanhã, às 10 horas, na Capela do Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, um workshop, onde será apresentado o programa CONECTA, da responsabilidade da Universidade da Corunha e da Fundação Meniños, que aborda estratégias interventivas em contexto de violência filio-parental.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito do Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica.



GaCS\SM

Sem comentários: