quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo investe no sector da habitação em São Jorge



Nos dois primeiros anos da actual legislatura, o Governo dos Açores já recuperou cerca de 75 imóveis.

A informação foi avançada hoje pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social durante a assinatura de atribuição de diversos apoios no âmbito do “Programa de Apoio à Recuperação de Habitação Degradada” e do “Programa Famílias com Futuro”, que decorreu no salão Nobre dos Paços do concelho de Velas, em São Jorge, uma cerimónia que contou com as presenças do Director Regional de Habitação e do vice-presidente da Câmara Municipal das Velas.

Segundo Ana Paula Marques, só no início deste ano, no âmbito do programa de apoio à recuperação de habitação degradada, o Governo já investiu cerca de 441 mil euros, beneficiando um total de 25 agregados familiares.

Ainda na actual legislatura, o executivo já realojou oito agregados familiares, em São Jorge, estando ainda previsto para este ano, o realojamento de outros quatro agregados familiares, ascendendo a um esforço de investimento na ordem dos 728 mil euros.

No que concerne ao programa de incentivo ao arrendamento, ao abrigo do Famílias com Futuro, criado pelo Governo dos Açores, foram aprovadas 22 candidaturas oriundas de São Jorge, sendo que esta ilha ocupa o 3º lugar do total de candidaturas apresentadas na Região.

Para estas 22 candidaturas, o apoio mensal ascende a 3.185,09 euros, representando um esforço de investimento anual superior a 38 mil euros.

Do total de candidaturas aprovadas, 45,5% correspondem a candidaturas de agregados monoparentais e 23% correspondem a famílias monoparentais jovens ou que compreendem elementos do agregado familiar com deficiência.

Face a estes investimentos, a governante regional refutou que as verbas atribuídas a São Jorge sejam “insuficientes”.

Na ocasião, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social desafiou ainda os dois municípios de São Jorge a iniciarem o processo de levantamento de habitação degradada, à semelhança do que está ser feito noutros concelhos da Região.

Com estas iniciativas, o Governo pretende, assim, melhorar as condições de segurança e de habitabilidade aos agregados familiares abrangidos por estes apoios.



GaCS/SM

Sem comentários: