segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Governo sensibiliza Fundação da Ciência e Tecnologia para parcerias nos projectos científicos de ponta regionais



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos reuniu, ontem à noite, em Ponta Delgada, com o presidente da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT), entidade a quem o Governo Regional solicita apoios e parcerias para o desenvolvimento de projectos regionais à escala internacional.

Em declarações à comunicação social, José Contente referiu que o encontro pretende consciencializar o presidente da FCT para a importância dos projectos que a Região pretende liderar, sobretudo ao nível do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (IBBA).

“Pretendemos expor a nossa vontade de que esta acreditada fundação participe connosco em projectos científicos nos Açores, como o IBBA, em fase projecto mas a caminhar já para a execução, nomeadamente através da requalificação dos espaços que são da Região e onde estava o pólo da Terra Chã da Universidade dos Açores”, esclareceu o governante.

O Secretário Regional frisou ainda que convidou o presidente da FCT para visitar a Região e aproximar assim a instituição dos projectos científicos regionais, a quem solicita parcerias, sobretudo ao nível do equipamento laboratorial ou apoio para a possibilidade de mais investigadores escolherem os Açores.

Recorde-se que o IBBA, o Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, contará, entre outras valências, com um Centro de Inteligência Competitiva com funções de prestação de serviços à comunidade académica e empresarial, no domínio das indústrias farmacêuticas, biomedicina, biotecnologia, para procura de novas oportunidades de negócio ligadas à Inovação.


“Este projecto representa a caminhada científica e tecnológica que nós estamos a fazer nos Açores e que precisa de duas coisas: de parceiros credíveis e da internacionalização do projecto”, acrescentou José Contente, tendo em conta que ele representa a materialização das áreas de ponta nos Açores.

No IBBA, para além do apoio à investigação científica é, antes de mais, um pólo avançado da economia do conhecimento que pode trazer mais-valias para as empresas e criação de emprego qualificado, garantindo o desenvolvimento da Região através da transferência do conhecimento - que é criado nos laboratórios de investigação e respectiva apropriação pelo sector empresarial - que depois transforma esse conhecimento em inovação e com isso pode valorizar economicamente os resultados da ciência e contribuir para o desenvolvimento dos Açores.

Por outro lado, o presidente da Fundação da Ciência e Tecnologia assumiu o compromisso de continuar a apoiar a investigação e o desenvolvimento do sistema científico açoriano, através de política de aproximação e de proximidade entre o Governo Regional e o Governo Central. “Temos que apoiar ainda mais e articular ainda melhor esta proximidade para potenciar ainda mais o papel que essas áreas e esses centros de investigação tem para o desenvolvimento dos Açores e para o seu reconhecimento internacional”, sublinhou João Sentieiro.



GaCS/VS

Sem comentários: